Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Valverde, Joaquim Carlos Cavalcante | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Autor(es): dc.creator | Salton, Aguinaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:25:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:25:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/51785 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51785 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Joaquim Valverde | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo tem como objetivo principal investigar se um livro didático de Biologia do Ensino Médio-1º série, escolhido para esta pesquisa, contempla a temática do corpo, gênero e da sexualidade, na perspectiva biológica e também histórica e sociocultural, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde. Também busca investigar se as representações (imagens) inscritas no livro didático de Biologia sobre corpo, gênero e sexualidade, reforçam preconceitos. A presente investigação foi realizada no livro didático de Biologia da autora Vivian L. Mendonça, aprovado pelo MEC, para ser utilizado no período 2015 a 2017, e também recomendado pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD, para o Ensino Médio 1º série. O tema do corpo, gênero e sexualidade na perspectiva social e cultural não é mostrado claramente no livro pesquisado, onde o foco é dado em anatomia, fisiologia e prevenção de doenças. Após a pesquisa é possível dizer que somente a dimensão biológica do corpo é privilegiada e que as discussões contemporâneas ainda não fazem parte desse livro didático. Entendemos a temática sobre corpo, gênero e sexualidade no livro didático de Biologia ainda é um desafio, não estamos negando a importância dos saberes biológicos concernentes a disciplina, no entanto, entende-se a necessidade de abordar esse tema pelo prisma histórico e sociocultural. Nesse sentido, é imprescindível o investimento na formação inicial e continuada dos docentes. | - |
Formato: dc.format | 13 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | Livros didáticos de biologia : corpo, gênero e sexualidade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: