Livros didáticos de biologia : corpo, gênero e sexualidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValverde, Joaquim Carlos Cavalcante-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Autor(es): dc.creatorSalton, Aguinaldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:25:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:25:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/51785-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51785-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Joaquim Valverde-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo tem como objetivo principal investigar se um livro didático de Biologia do Ensino Médio-1º série, escolhido para esta pesquisa, contempla a temática do corpo, gênero e da sexualidade, na perspectiva biológica e também histórica e sociocultural, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde. Também busca investigar se as representações (imagens) inscritas no livro didático de Biologia sobre corpo, gênero e sexualidade, reforçam preconceitos. A presente investigação foi realizada no livro didático de Biologia da autora Vivian L. Mendonça, aprovado pelo MEC, para ser utilizado no período 2015 a 2017, e também recomendado pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD, para o Ensino Médio 1º série. O tema do corpo, gênero e sexualidade na perspectiva social e cultural não é mostrado claramente no livro pesquisado, onde o foco é dado em anatomia, fisiologia e prevenção de doenças. Após a pesquisa é possível dizer que somente a dimensão biológica do corpo é privilegiada e que as discussões contemporâneas ainda não fazem parte desse livro didático. Entendemos a temática sobre corpo, gênero e sexualidade no livro didático de Biologia ainda é um desafio, não estamos negando a importância dos saberes biológicos concernentes a disciplina, no entanto, entende-se a necessidade de abordar esse tema pelo prisma histórico e sociocultural. Nesse sentido, é imprescindível o investimento na formação inicial e continuada dos docentes.-
Formato: dc.format13 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleLivros didáticos de biologia : corpo, gênero e sexualidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.