
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Alessi, Sandra Mara | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Assolari, Sônia Inês Zanette | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:16:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:16:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51735 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51735 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof. Sandra Mara Alessi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Buscou-se nesta monografia realizar uma revisão bibliográfica (artigos e livros) e pesquisa ação sobre a presença do bullying no ambiente escolar, e suas conseqüências na vida de cada participante. Considerando que a escola tem um compromisso de garantir um ambiente que favoreça o ensino e a aprendizagem em um ambiente saudável e seguro, é de suma importância que situações de violência física e psicológica sejam combatidas, corrigidas e evitadas. O método usado foi a coleta de dados dos resultados de um questionário para os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Rui Barbosa de Jacarezinho, Paraná, análise dos resultados, estudos, reflexões, discussões com os alunos e encaminhamentos de soluções, seguida da produção coletiva de um panfleto de orientações e informações de como enfrentar e evitar o bullying na escola, nas ruas, em todo o lugar. Como resultados deste trabalho constatou se a necessidade de realizar frequentemente momentos de reflexão neste Colégio que envolvam alunos, professores, funcionários e família a respeito das situações de bullying na escola e fora dela, pois todos são responsáveis pela formação do indivíduo. | - |
| Formato: dc.format | 30 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bullying | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência - Aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vítimas | - |
| Título: dc.title | Bullying : um desafio a vencer | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: