Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) : intervindo na realidade das drogas no período noturno escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlessi, Sandra Mara-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Autor(es): dc.creatorCunha, Sirlei Laiter-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:08:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:08:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51733-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51733-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Sandra Mara Alessi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio, da Coordenadoria de Integração de Educação a Distância.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho de conclusão de curso traz um breve estudo sobre a realidade das drogas junto aos adolescentes que frequentam a modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), no período noturno escolar. Ao investigar as dificuldades encontradas pelos professores desta modalidade constatou-se que a procura de vagas tem se modificado com o passar dos anos. Em décadas anteriores, os alunos que requeriam matrícula eram aquelas pessoas de idade mais avançada que, por inúmeros motivos, tiveram seus estudos interrompidos. Atualmente, a procura à modalidade EJAI tem se dado por adolescentes que devido aos insucessos escolares acumularam distorção idade/série. Assim, são orientados pela escola a frequentarem o ensino noturno na modalidade EJAI. No município de Jacarezinho, Paraná, na escola X oferta-se uma turma no período vespertino e as demais no período noturno. Os adolescentes que procuram matrícula, na referida escola, são encaminhados para o período noturno haja vista que as vagas do período vespertino são prioritárias aos alunos da terceira idade. Sendo assim, os adolescentes que passam a frequentar o período noturno se tornam alvos fáceis à sedução das drogas que permeiam o ambiente escolar noturno. Diante dessa realidade buscou-se desenvolver um projeto de intervenção junto a professores que atuam no referido período, promovendo atividades informativas e reflexivas no sentido de minimizar a triste realidade das drogas no período noturno. Pode-se observar que ao final do projeto de intervenção que os adolescentes precisam ser atendidos em turnos diurnos e com atividades que absorvam parte considerável do seu tempo com os estudos bem como com esportes e atividades diversificadas considerando as habilidades e aptidões de cada um, a fim de que sejam inseridos, de fato, em uma sociedade que aceitem suas limitações e, sejam incluídos.-
Formato: dc.format17 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectDrogas-
Título: dc.titleEducação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) : intervindo na realidade das drogas no período noturno escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.