Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alessi, Sandra Mara | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Sirlei Laiter | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:08:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:08:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51733 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51733 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Sandra Mara Alessi | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio, da Coordenadoria de Integração de Educação a Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso traz um breve estudo sobre a realidade das drogas junto aos adolescentes que frequentam a modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), no período noturno escolar. Ao investigar as dificuldades encontradas pelos professores desta modalidade constatou-se que a procura de vagas tem se modificado com o passar dos anos. Em décadas anteriores, os alunos que requeriam matrícula eram aquelas pessoas de idade mais avançada que, por inúmeros motivos, tiveram seus estudos interrompidos. Atualmente, a procura à modalidade EJAI tem se dado por adolescentes que devido aos insucessos escolares acumularam distorção idade/série. Assim, são orientados pela escola a frequentarem o ensino noturno na modalidade EJAI. No município de Jacarezinho, Paraná, na escola X oferta-se uma turma no período vespertino e as demais no período noturno. Os adolescentes que procuram matrícula, na referida escola, são encaminhados para o período noturno haja vista que as vagas do período vespertino são prioritárias aos alunos da terceira idade. Sendo assim, os adolescentes que passam a frequentar o período noturno se tornam alvos fáceis à sedução das drogas que permeiam o ambiente escolar noturno. Diante dessa realidade buscou-se desenvolver um projeto de intervenção junto a professores que atuam no referido período, promovendo atividades informativas e reflexivas no sentido de minimizar a triste realidade das drogas no período noturno. Pode-se observar que ao final do projeto de intervenção que os adolescentes precisam ser atendidos em turnos diurnos e com atividades que absorvam parte considerável do seu tempo com os estudos bem como com esportes e atividades diversificadas considerando as habilidades e aptidões de cada um, a fim de que sejam inseridos, de fato, em uma sociedade que aceitem suas limitações e, sejam incluídos. | - |
Formato: dc.format | 17 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drogas | - |
Título: dc.title | Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) : intervindo na realidade das drogas no período noturno escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: