
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silveira, Juliana Taques Pessoa da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Faustino, Nivaldo Antonio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:06:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:06:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51723 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51723 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Juliana Taques Pessoa | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio. Núcleo de Educação a Distância. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Introdução: A dependência ao vício seja ele qual for, traz ao indivíduo e a sociedade uma constante e infinita luta que poucos têm a chance de vencer quando entregues ao vício, hoje a luta contra as dependências esta além do que vemos no cotidiano de nossa vida. Atualmente, autoridades de todo o mundo vem demonstrando crescente preocupação na formação social de seus adolescentes no que se refere a saúde e educação, o aumento da evasão escolar e a criminalidade tem sido discutido em todos os cantos do mundo onde a pulação apresentam baixos níveis escolares e psíquicos relacionados a fatores extrínsecos adquiridos com o desenvolvimento urbano. No Brasil a luta contra dependência química vem desde os tempos de colônia; as ordenações Filipinas de 1603. Objetivo: Pesquisar no contexto da Educação a relevância que a bebida alcoólica tem na sociedade segundo a visão social dos alunos do Ensino Fundamental da rede Estadual de Ensino e o impacto que o álcool exerce na sociedade, conscientizando os escolares que o vício da bebida alcoólica vicia tanto quanto as demais drogas lícitas e ilícitas da sociedade, utilizando-se da pesquisa de campo, por meio do estudo de caso. Metodologia: A intervenção foi realizada no segundo semestre de 2015 em uma escola estadual no centro da cidade de Ourinhos que contou com três séries do ensino fundamental (três 8ª séries) com um total de cento e dez alunos. Durante a intervenção os alunos puderam assistir vídeos retirados do youtube relacionados ao tema, realizaram atividades e fizeram uma exposição dos seus trabalhos. Resultados: foram entrevistados 110 alunos que afirmaram em 100% que já experimentou ou faz uso de bebidas alcoólicas, 77,27% já experimentaram antes dos 11 anos, 100% em sua casa em algum tipo de comemoração, 100% afirmaram que foi por curiosidade, 100% afirmam fazer uso, 92,73% dizem que seus pais sabem, 94,55% consideram normal seu conhecimento sobre bebida alcoólicas, 84,54% afirmaram seus pais não questionam, 86,36% usam nos fins de semana quando sai com os amigos, 67,27% consideram falta de caráter. Conclusão: conclui-se que medidas como estas são de grande importância para a formação dos alunos como cidadãos. | - |
| Formato: dc.format | 39 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alcoolismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
| Título: dc.title | O consumo de bebidas alcóolicas por adolescentes do ensino fundamental | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: