Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling Ribas | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Neusa Ribas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:10:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:10:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51718 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51718 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Magda Nanuk G. H. Ribas Pinto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para professores do Ensino Fundamental e Médio, Coordenadoria de Integração de Política de Educação a Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Cenas de violência, agressão e falta de amor ao próximo tornaram-se comum no dia a dia do cidadão brasileiro onde casos de agressão nas mais diversas esferas da sociedade brasileira são escancaradas pelas mídias. Frente ao aumento do índice de violência entre crianças, jovens e adolescentes, buscouse, através da presente intervenção, reduzir os comportamentos agressivos entre estudantes, onde muitos acabam abandonando a escola e sofrem calados com medo de repressões. Através de observações, palestras, cine-fóruns e oficinas buscou-se sensibilizar os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Homero Talevi Campos a se respeitarem mutuamente e respeitarem os seus professores, buscando assim reduzir o índice de violência entre os alunos das séries iniciais de forma que possam compreender que a escola é um local onde a educação e o respeito mútuo devem imperar sempre. Durante o período de aplicação do presente projeto de intervenção pode-se vivenciar e perceber quão violentas andam nossas crianças, jovens e adolescentes. Portanto, os objetivos propostos foram alcançados no decorrer do segundo semestre letivo de 2015, pois ao término da intervenção os alunos já conseguiam identificar neles mesmos atitudes e ações violentas contra seus colegas, podendo assim rever seus comportamentos no ambiente escolar e garantindo o bom andamento das atividades pedagógicas, docentes e discentes. | - |
Formato: dc.format | 32 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Título: dc.title | Violência nas escolas : prevenção e redução dos índices de violência entre alunos do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: