Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Müntsch, Sandra Mara Alessi, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Feliciano, Cleandro Cleber | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:38:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:38:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51650 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51650 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Professora Sandra Mara Alessi Muntsch | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde , Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Núcleo de Educação a Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo analisou a eficácia das atividades teóricas e práticasnas aulas de Educação Física, como um estímulo para a diminuição do sobrepeso corporal em alunosda Rede Pública do Ensino Fundamental. A Escola escolhida foi a EMEF Maria Alice Bittencourt Augusto Forti, contando com a participação de 26 alunos do 5º ano A e 22 alunos do 5º ano B, totalizando 48 alunos, sendo 29 alunos do sexo masculino e 19 alunas do sexo feminino do período matutino, com faixa etária entre dez e doze anos, no Município de Cambará, Estado do Paraná. A metodologia utilizada foi dividida em três momentos distintos, o primeiro momento foi à apresentação expositiva de vídeos, slides sobre o sobrepeso e a obesidade e explicações em roda de conversa para conscientizar os alunos da importância da prevenção desde a infância. Já no segundo momento foi realizado um levantamento antropométrico utilizando a fórmula do índice de massa corporalpeso/altura², o instrumento utilizado foi à balança digital para o peso corporal e o estadiômetro para a estatura. E no terceiro momento abordaremos as atividades práticas nas aulas, com diferentes intensidades e com períodos de recuperação, utilizando como suporte os conteúdos de jogos, danças e esportes. Como resultados foi possível observar que os participantes do projeto de intervenção se empenharam bastante nas atividades que eram prazerosas e interessantes a eles, sendo assim como conseqüência houve um aumento da condição física geral e também em alguns alunos tiveram um emagrecimento significativo em relação a suas medidas do inicio do projeto. Enfim conseguimos por em prática os objetivos que foram propostos e desenvolvidos ao longo do projeto. | - |
Formato: dc.format | 26 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sobrepeso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação fisica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Título: dc.title | Programa de atividades físicas para a diminuição do sobrepeso corporal em escolares do 5º ano | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: