Drogas na escola e as consequências na sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Christiane Luiza, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Autor(es): dc.creatorStanke, Aliny Emilene-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:29:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:29:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51635-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51635-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Christiane Luiza Santos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Médio e Fundamental, EAD.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : As drogas é um tema muito importante nos dias atuais, pois está presente na realidade escolar, do qual este tema pode ser abordado de várias formas pelos educadores e familiares. As ações educativas de saúde na escola é primordial para que esses alunos possam obter a prevenção contra as drogas e obter conhecimento quanto aos seus malefícios, podendo interagir e prevenir membros da sociedade da qual está cada vez mais sufocada com o uso de entorpecentes. Objetivou-se promover a prevenção contra o uso de entorpecentes aos alunos do quinto ano do ensino fundamental. Trata-se de um projeto de intervenção, desenvolvido na EMEF PROFESSOR RENATO AZZOLINI, escola municipal do município de Jacarezinho-PR, tendo como sujeitos 33 alunos do quinto ano do ensino fundamental, selecionados de modo intencional. A intervenção foi realizada no período de três meses, no período matutino no primeiro momento os alunos foram apresentados aos projeto de intervenção, onde o mesmo foi lido e discutido com os alunos indicados, no segundo momento foi realizado com os alunos palestras e filmes onde abordou o tema drogas, seus malefícios, o que as drogas comprometem no corpo humano, que ações o indivíduo usuário de drogas pode ter diante da sociedade e da família, no terceiro momento os alunos envolvidos puderam expor seus entendimentos e conhecimentos através de cartazes, redações e trabalhos envolvendo o tema exposto, no quarto momento as famílias puderam participar de rodas de conversas, palestras de ex-usuários de drogas, famílias e médicos envolvidos com o assunto,e no quinto e último momento expuseram seus trabalhos e fizeram uma passeata ao redor do bairro ajudando a disseminar a prevenção contra o uso das droga, as famílias e comunidade participaram com afinco das atividades atribuídas ajudando e colaborando com a prevenção ao uso de drogas. Como resultado, foi possível perceber que os alunos entenderam o objetivo do projeto, perceberam que o uso de entorpecentes pode causar danos a saúde e prejudicar os estudos e acabar com a vida.Os alunos demonstraram grande interesse pelo projeto, trazendo depoimentos e até denunciando alguns traficantes que agiam nas redondezas, com cautela e cuidado. Conclui-se que as medidas preventivas é primordial para vida dos estudantes em formação, e que o tema abordado deve-se estar incluído nos conteúdos programáticos do currículo e que cada vez mais faz-se necessário prevenir o uso de entorpecentes para evitar danos á saúde mental, física e social das pessoas.-
Formato: dc.format21 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectDrogas-
Palavras-chave: dc.subjectIndisciplina-
Título: dc.titleDrogas na escola e as consequências na sala de aula-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.