Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Aline da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Klechovicz, Vera Lucia Olos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51602 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51602 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Com o presente trabalho objetiva-se refletir acerca do ensino de Filosofia no ensino médio, com a pretensão de compreender a contribuição da proposta denominada pelo professor Juarez Sofiste como a metodologia da Investigação Dialógica, baseada nos princípios socráticos do filosofar para com esses jovens alunos. No capítulo 1, procura-se mostrar a educação na atualidade e a necessidade de uma metodologia dentro da disciplina de Filosofia que encante e incentive o jovem adolescente, aluno do ensino médio a filosofar. No capítulo 2, pesquisa-se a história da Filosofia, a sua ausência e presença na educação brasileira. No capítulo 3 estuda-se a história de Sócrates a fim de conhecer a contribuição da Investigação Dialógica como metodologia para o ensino de Filosofia no ensino médio. Chegando, enfim, a conclusão que o método da Investigação Dialógica é um método que, utilizado com seriedade, pode sim propiciar ao aluno do ensino médio o filosofar com fundamentos. | - |
Formato: dc.format | 35 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofos pre-socraticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sócrates | - |
Título: dc.title | A aprendizagem da filosofia no ensino médio : a possibilidade do diálogo como método | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: