Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, José Wladimir Freitas da, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Rosangela Garcia da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:37:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:37:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51581 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51581 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : José Wladimir Freitas da Fonseca | - |
Descrição: dc.description | Trabalho (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta proposta versa a respeito de ações para potencializar o favorecimento da aculturação de um raciocínio e posicionamento crítico pautado em evidências, através do fazer docente. Busca diagnosticar a perspectiva dos profissionais envolvidos com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME-Curitiba), com relação à participação em evento de formação docente sobre o "Pensamento Crítico", fundamentado em evidências. Objetiva construir uma alternativa para propor esse evento. Na análise da legislação e documentos educacionais, constatam-se referências ao desenvolvimento das habilidades críticas, aspecto que já vem sendo contemplado. Porém, verifica-se não haver um tratamento mais pontual na instância da formação docente. Identifica-se, a necessidade de se prover eventos de formação nesse sentido. Assim, esses profissionais poderão contar com melhor suporte para veicular esses saberes no seu fazer. Defende-se que essa habilidade pode ser construída, e que a prática docente pode veicular essas técnicas. A indústria e a inteligência de argumentos consistentes, justificados por evidências suficientemente intensas em força, geram um posicionamento independente. O exercício das habilidades críticas nos anos escolares incide na futura atuação na realidade social e na articulação de conhecimentos, que lidera soluções inovadoras. Potencializar o favorecimento da aculturação dessa habilidade pode produzir efeitos sobremaneira importantes na sociedade. Trata-se de uma habilidade necessária para todas as áreas do conhecimento, que suscita a autonomia crítica-intelectual. Dada a relevância da disciplina, e na medida em que a atuação crítica nos variados contextos depende do raciocínio crítico pautado em evidências, um evento para a formação docente se revela imprescindível. Estima-se montantes pouco significativos frente aos benefícios gerados. Recomenda-se alianças estratégicas e submissão de projetos para a captação de recursos. Sugere-se um projeto piloto para a EJA – SME – Curitiba; ações ampliadas para outros entes federados e expandidas para o âmbito nacional; subsequentemente um programa de disponibilização em caráter permanente. É preciso legislar para que haja respaldo jurídico. O projeto contempla pontualmente a difusão de técnicas para o posicionamento crítico baseado em evidências via fazer docente. É direcionado para o setor educacional, a atividade democrática participativa e letramento metacientífico1 , entre outros benefícios. O estudo demonstra a relevância do recurso com fulcro na formação e no fazer docente, como instrumento político-estratégico na Administração Pública; e que a capacidade da criticidade fundamentada clama por olhares cuidadosos e tratamento apropriado, frente ao seu sobejo potencial para o desenvolvimento federativo. | - |
Formato: dc.format | 57 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Título: dc.title | Ações para potencializar o favorecimento da aculturação do posicionamento crítico pautado em evidências, através do fazer docente | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: