O trabalho com abelhas sem ferrão e a educação ambiental no Colégio Paulo Leminski : uma conexão necessária

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Autor(es): dc.contributorLopes, Claudemira Vieira Gusmão, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorSamways, Mauricio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:07:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:07:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51551-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51551-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Claudemira Vieira Gusmão Lopes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objeto de estudo são as abelhas sem ferrão e o espaço criado para a sustentabilidade, promovendo a educação ambiental como meio de transformação e conscientização em nossos alunos. O mundo está agora a viver uma grande crise que por sua vez tem várias dimensões: sociais, ambientais, econômicos e éticos, só para citar alguns, isto é, temos uma crise de valores (Grum, 2009). Neste sentido, não há nenhuma maneira de falar de educação ambiental sem levar em conta essa complexidade de fatores. A princípio pode parecer estranho para um professor de geografia abordagem de questões ambientais da criação de abelhas sem ferrão, aparentemente, um objeto de estudo em biologia. No entanto, para parafrasear Edgar Morin (2001), se queremos que os nossos alunos a compreender apresentar soluções para os nossos problemas ambientais, temos de superar a barreira das disciplinas, praticar a interdisciplinaridade e / ou transdisciplinaridade. Quando pensamos em ecologia, meio ambiente, uma enorme quantidade de informações e complexidade vir a surgir, uma disciplina não poderia lidar com algo que abrange todas as ciências. O pensamento sistêmico, ou visão sistêmica, estabelece uma conexão incrível, que muitas vezes se esconde, mas as propriedades de um organismo são propriedades de um todo, diferentes níveis de interações entre as partes interagem e manutenção de salvar vidas, neste supersistema que chamamos de planeta Terra. Da mesma forma que os sistemas sejam alimentados com um fluxo contínuo de matéria e energia a partir do seu meio ambiente, para a manutenção da vida, os seres humanos são parte desse sistema. Por algum tempo eu vejo que as pessoas de frente para a natureza em um planalto e do ser humano, em um acima, como se tudo tivesse sido criado, para sua diversão, e hoje percebemos que somos outra espécie que habitam este planeta. Estamos altamente dependentes da sua natureza e a sua continuidade. É neste contexto que colocar o problema de pesquisa deste projeto de intervenção: promover a educação ambiental entre os estudantes do ensino básico utilizando a criação de abelhas sem ferrão como uma ferramenta didática no Colégio Estadual Paulo Leminski?-
Formato: dc.format1 arquivo (26 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectApicultura-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Escolas-
Palavras-chave: dc.subjectAbelha sem ferrão - Criação-
Título: dc.titleO trabalho com abelhas sem ferrão e a educação ambiental no Colégio Paulo Leminski : uma conexão necessária-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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