Construindo um espaço educador sustentável : proposta de intervenção no CEEBJA Campo Comprido em Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, André Essenfelder, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Maria Bethânia de, 1976--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:37:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:37:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51543-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51543-
Descrição: dc.descriptionOrientador : André Essenfelder Borges-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo tem como objetivo explicitar o trabalho desenvolvido no Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJA) Campo Comprido, em Curitiba durante o ano de 2014 a fim de implementar ações decorrentes da Especialização em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Entendemos a importância do protagonismo dos sujeitos na efetivação de mudanças positivas no seu espaço de vivência, neste caso a escola, bem como a necessidade de propor ações para estas mudanças a partir da reflexão coletiva sobre as condições materiais presentes no seu cotidiano. Assim ao trabalho desenvolvido contou com a participação de professores e funcionários do CEEBJA, uma vez que, mesmo convidados, os educandos não se mostraram disponíveis para a participação. As mudanças efetivadas na infraestrutura ocorreram em duas frentes: o trabalho voluntário dos envolvidos e as adequações técnicas necessárias à acessibilidade. A proposta de transformações do espaço implicava também na acessibilidade, numa clara referência aos espaços educadores sustentáveis. Ao fim do projeto de percebeu-se um novo entendimento por parte dos envolvidos nas suas relações com o espaço, pois no ano de 2015, os debates e melhorias continuam sem a necessidade de uma coordenação dos trabalhos. Desta forma a criação de um espaço educativo criou condições para que os sujeitos se apropriassem efetivamente do debate para a transformação de seu ambiente.-
Formato: dc.format26 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Comunidade escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia - Educação-
Título: dc.titleConstruindo um espaço educador sustentável : proposta de intervenção no CEEBJA Campo Comprido em Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.