Filosofia no ensino médio, o que ensinar e como ensinar? Trabalhando e adaptando conceitos e sala de aula. : Como o uso de conceitos em sala de aula podem ajudar os estudantes de ensino médio a desenvolverem aptidões para formular um pensamento concreto?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, Paulo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorLeite, Vanderci Moraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:24:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:24:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51531-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51531-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Paulo Vieira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A grande dificuldade encontrada nos dias atuais pelos professores e professoras da educação básica, é tamanha, que se tem buscado alternativas para sala de aula onde se consiga cativar a atenção dos educandos. Pesquisas realizadas no âmbito da educação vêm procurando novos meios de se alcançar os alunos de hoje, a partir de estudos realizados por Silvio Gallo, segundo as concepções de Deleuze, Nietsche e Kant. Pretende-se demonstrar aqui uma alternativa para se trabalhar filosofia a partir daquilo que é próprio da filosofia, ou seja, a partir da concepção, da criação, ou mesmo do deslocamento de conceitos. Ao se trabalhar conceitos em sala de aula pretende-se despertar nos educandos o interesse não só pelas aulas de filosofia, mas também pela vida cotidiana, tanto nas escolas quanto fora dela. A ideia de desenvolver nos alunos a aptidão para criar conceitos não é nova, porém é o melhor caminho que se apresenta no momento: alguém capaz de, por si só ou por intermédio da filosofia, criar ou mesmo adaptar um conceito pré-existente é um cidadão capaz de formular um pensamento concreto e sair do mero jogo de opiniões reinante na sociedade atual.-
Formato: dc.format28 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectMetodos de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectConceitos-
Título: dc.titleFilosofia no ensino médio, o que ensinar e como ensinar? Trabalhando e adaptando conceitos e sala de aula. : Como o uso de conceitos em sala de aula podem ajudar os estudantes de ensino médio a desenvolverem aptidões para formular um pensamento concreto?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.