
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Chueke, Zélia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Fabrício Vallério | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:22:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:22:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/51526 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51526 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Drª. Zélia Chueke | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 15/04/2013 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 104-109 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo principal deste trabalho é o estudo do emprego da flauta na música de câmara para sopros de Heitor Villa-Lobos, a partir de três obras significativas de fases distintas: Choros nº2 (1924) para flauta e clarinete, Bachianas Brasileiras nº 6 (1938) para flauta e fagote e Assobio a Jato (1950) para flauta e violoncelo. A pesquisa visita Villa-Lobos em seu contexto histórico, evidenciando os períodos em que as obras abordadas foram compostas. Concomitantemente ao estudo analítico, a abordagem interpretativa da parte da flauta segue os embasamentos teóricos, adquiridos por meio deste estudo, apoiado pelas sugestões e comentários de importantes intérpretes e da minha experiência pessoal como intérprete do repertório de Villa-Lobos. A análise enfatiza tanto a sugestão de respiração e articulação como a relação entre a escrita de Villa-Lobos (grande intervalos) e a abordagem técnica (dedilhado). A intenção inicial é a de partilhar, com outros intérpretes e estudiosos no campo da performance musical, um material de suporte visando a construção de uma interpretação e da performance. Palavras chave: flauta; música de câmara; Heitor Villa-Lobos, análise musical. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The main objective of this work is to study the use of the flute in the Villa-Lobos' chamber music based on three representative works of distinct phases, as follows: the Choros nº2 (1924) for flute and clarinet, the Bachianas Brasileiras no 6 (1938) for flute and bassoon and the Assobio a Jato (1950) for flute and violoncello. The research visits Villa-Lobos in his historical background and points out the periods in which these works have been composed. Simultaneously to the analytical study, the interpretative execution of the flutist's part follows the theoretical foundations achieved through this study, supported by suggestions and commentaries by a number of famous interpreters and through my personal experience as a Villa- Lobos ?s interpreter. The analyze emphasis the breathing and articulation suggestions, and relations between the Villa-Lobos's writing (wide leaps) with technical approach (fingering). The intention of this paper is to share with other artists and scholars in the field of musical performance, material whose information can support and help in building the interpretation and the performance. Keywords: flute, chamber music; Heitor Villa-Lobos, musical analysis. | - |
| Formato: dc.format | 110 f. : parts. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Flauta doce | - |
| Título: dc.title | Aspectos técnicos interpretativos em obras de Heitor Villa-Lobos selecionadas do repertório de música de câmara com flauta | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: