Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pires, Péricles José, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Leticia da Cruz dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T22:59:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T22:59:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51518 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51518 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Péricles José Pires | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente projeto teve como propósito avaliar os objetivos em relação ao futuro profissional dos alunos que estudam o ensino médio do período noturno da Escola Estadual José Bonifácio. Verificar se estes já apresentam pretensão profissional após a conclusão do ensino médio. Para tal, foi aplicado um questionário com quinze questões que abrangem o futuro profissional e a motivação do aluno. Através do resultado, foi possível observar que alguns alunos apresentavam algum foco profissional. A maioria reflete sobre o futuro, mas de uma maneira vaga e ampla, sem direcionamento específico, sendo apenas sete alunos que realmente tinham uma profissão escolhida. Com isso é observado que os estudantes, após concluírem o ensino médio, não sabem o que irão fazer em relação ao futuro profissional. É necessária uma intervenção na área motivacional do aluno em relação ao seu futuro. Com o resultado, foi desenvolvido uma proposta que possa atender à exigência e a necessidade dos alunos em relação qual profissão escolher para ir em busca do mercado de trabalho após a conclusão do ensino médio. A intenção de desenvolver esse trabalho veio através de leituras de artigos na área motivacional, observações de relatos de profissionais da educação, da exposição da mídia de um aumento considerável de evasão escolar, reprovação, diminuição do interesse do aluno em relação à escola, um aumento do desrespeito do aluno, e até dos pais, sofrido pelo professor e um crescente índice de adolescentes infratores. O propósito de trabalhar o lado motivacional em relação a carreira profissional é para que o estudante nãosinta que é inútil a sua frequência na escola, e com isso, para que toda essa realidade citada acima, diminuam com o tempo. A falta de objetivo que os jovens apresentam em relação ao seu futuro só traz prejuízos a eles mesmos. Estimulando o adolescente a pensar no amanhã, ele refletirá que suas atitudes só irão beneficiálo. Tendo um aluno motivado na sala de aula, o desempenho escolar irá melhorar, enriquecerá a relação aluno-professor –pais –aluno, poderá diminuir o índice de desistência, evasão e reprovação escolar, poderão minimizar a quantidade de adolescentes infratores, e o mais importante, formará um adolescente que terá foco e direção em seu futuro profissional, e quem sabe formando um cidadão pronto para o mercado de trabalho, transformando o adolescente em um adulto pronto à sociedade. | - |
Formato: dc.format | 25 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens - Mercado de trabalho | - |
Título: dc.title | Análise sobre objetivo profissional e seu interesse na sala de aula dos alunos de ensino médio do período noturno da Escola Estadual José Bonifácio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: