Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paschoal, Antonio Edmilson, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Fontana, Valmir Coqueiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:31:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:31:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51464 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51464 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Antonio Edmilson Paschoal | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho apresenta uma análise e reflexão acerca da Educação e dos professores (as) de Filosofia que atuam no ensino médio. A fim de situar o estudo, primeiramente foram elencados, os aspectos históricos sobre a educação desde a Grécia antiga, enfatizando a educação prussiana, fazendo-se um percurso até a educação brasileira dos nossos dias e as mazelas que perpetuam no sistema educacional e na formação e prática dos professores (as), educadores (as), em específico os que atuam na disciplina de Filosofia, foco de interesse deste estudo. Ao trazer a discussão à luz da história e de autores que tratam o tema, pretende-se pontuar a necessidade de que o (a) professor (a) seja educado (a) para então, mudar a educação brasileira. Para maior embasamento ao pensamento deste autor, recorreu-se aos escritos de Nietzsche sobre as transmutações (metamorfoses) do espírito para assim evidenciar a necessidade de mudanças do próprio professor nas suas atitudes e práticas para que possa então, realizar mudanças em sala de aula. Propõe-se um modelo de plano de aula de Filosofia, detalhado em momentos distintos de modo a orientar e sugerir práticas que privilegiem a autoria e a autonomia dos estudantes. | - |
Formato: dc.format | 53 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Título: dc.title | Educar os mestres para mudar a educação brasileira | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: