Educar os mestres para mudar a educação brasileira

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Autor(es): dc.contributorPaschoal, Antonio Edmilson, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorFontana, Valmir Coqueiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:31:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:31:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51464-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51464-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Antonio Edmilson Paschoal-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho apresenta uma análise e reflexão acerca da Educação e dos professores (as) de Filosofia que atuam no ensino médio. A fim de situar o estudo, primeiramente foram elencados, os aspectos históricos sobre a educação desde a Grécia antiga, enfatizando a educação prussiana, fazendo-se um percurso até a educação brasileira dos nossos dias e as mazelas que perpetuam no sistema educacional e na formação e prática dos professores (as), educadores (as), em específico os que atuam na disciplina de Filosofia, foco de interesse deste estudo. Ao trazer a discussão à luz da história e de autores que tratam o tema, pretende-se pontuar a necessidade de que o (a) professor (a) seja educado (a) para então, mudar a educação brasileira. Para maior embasamento ao pensamento deste autor, recorreu-se aos escritos de Nietzsche sobre as transmutações (metamorfoses) do espírito para assim evidenciar a necessidade de mudanças do próprio professor nas suas atitudes e práticas para que possa então, realizar mudanças em sala de aula. Propõe-se um modelo de plano de aula de Filosofia, detalhado em momentos distintos de modo a orientar e sugerir práticas que privilegiem a autoria e a autonomia dos estudantes.-
Formato: dc.format53 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Título: dc.titleEducar os mestres para mudar a educação brasileira-
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