Jean Paul Sartre e a liberdade : uma perspectiva didática

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Autor(es): dc.contributorMiranda, Felipe-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorMoises, Teresinha da Penha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:00:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:00:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51461-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51461-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Felipe Miranda-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A liberdade é um tema fundamental intrínseco á condição humana. Os seres humanos estão condenados á esta condição, não podendo escapar dela, a liberdade pesa-lhes como um fardo sobre sua existência. Condenado a tecer a partir da escolha seu próprio arcabouço morai. Escolhe para si mesmo e concomitantemente para toda a humanidade não havendo nada que lhes possa dar amparo. A única certeza que terá é a de viver e conviver com todos os outros humanos, respeitando o diferente e se responsabilizando por suas próprias escolhas. Deste modo, Sartre faz uma reflexão profunda sobre a liberdade humana, desde sua condição de existência até suas consequências diretas sobre a vida do indivíduo. Assim liberdade-responsabilidade são conceitos indissociáveis em Sartre. Justificando inserir o tema a uma proposta didática pedagógica, qual seja a leitura, interpretação e análise pelos alunos do Ensino Médio. Para que possam de posse de tais conceitos refletir sobre valores como liberdade e responsabilidade para embasar sua construção moral. Pretendo oportunizar ainda aos alunos a reflexão sobre o sujeito livre em uma sociedade moderna, dinâmica e em constante transformação cultural, social e econômica. Em síntese, procuro demonstrar que a liberdade humana é um aspecto constitucional da existência de cada indivíduo, estigmatizados por uma liberdade fundante que compromete o humano durante todo seu existir e por essa razão é chamado a assumir com responsabilidade as consequências de todas as escolhas e ações, não podendo delegar ou atribuir a responsabilidades a outros ou a forças misteriosas, é responsáveis pelo que ser e por tudo o que fez dele mesmo.-
Formato: dc.format37 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectSartre, Jean-Paul, 1905-1980 - Crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade - Filosofia-
Título: dc.titleJean Paul Sartre e a liberdade : uma perspectiva didática-
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