A concepção de ética no ensino médio na disciplina de filosofia

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Autor(es): dc.contributorFranklin, Karen, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorPereira, Suriel Cristina Maia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:30:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:30:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51460-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51460-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Karen Franklin-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A ética não só serve de base para as relações humanas, mas também para permear relações sociais, observando que os filósofos consideram a ética base ou alicerce da justiça e\ou do direito, para que os seres humanos possam viver em sociedade. Com o retorno do ensino da Filosofia no Brasil, inicialmente como tema transversal apontado nos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1999 e a partir de 2009 e com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB a filosofia torna-se uma disciplina obrigatória no currículo do ensino médio em todo o país, desafiando os educadores a aplicá-la de maneira significativa no processo de ensino e aprendizagem. Portanto a introdução do ensino de filosofia busca provocar, nos alunos do ensino médio, inquietações que os façam refletir e fazer as mudanças necessárias para que construam sua própria autonomia e senso crítico. Aprender a ter atitudes filosóficas, ou seja, desenvolver a capacidade de indagar é um dos objetivos da disciplina de filosofia. Assim se faz necessário que ética e filosofia sejam premissas que venham contribuir para a aprendizagem no ensino médio. É importante que diante desta filosofia crítica e indagadora, possamos impedir a estagnação frente a diversas experiências, contribuindo para mudar as condições educativas em que estamos imersos. Dessa forma, a filosofia se realiza pela reflexão, diante do processo de reflexão, para que o indivíduo perceba-se um ser ético.-
Formato: dc.format44 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectÉtica - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Título: dc.titleA concepção de ética no ensino médio na disciplina de filosofia-
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