O planejamento estratégico como ferramenta para a gestão educacional no processo da evasão escolar do ensino técnico no Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDalla Costa, Armando João, 1955--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública-
Autor(es): dc.creatorBianchessi, Cleber-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:16:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:16:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51427-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51427-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Armando João Dalla Costa-
Descrição: dc.descriptionTrabalho (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este Projeto Técnico procura analisar a Evasão Escolar partindo de duas abordagens diferentes: a primeira, buscando justificativas ou explicações oriundas de fatores externos à escola, e a segunda, a partir de fatores internos. Dentre os fatores externos relacionados à questão da Evasão Escolar são destacados o trabalho, as desigualdades sociais, o próprio aluno e a família. E dentre os fatores internos à escola são destacados a própria escola desmotivadora e não cativante bem como a linguagem e a relação com o professor. Constatou-se que tanto a escola quanto à família, pouco têm feito pelo discente que evade e que abandona o ambiente escolar. Frente à complexidade da questão e dos problemas hoje enfrentados pelas famílias e pela escola pública pesquisada, pouco ou quase nada se pode exigir, tanto por parte dos pais ou responsáveis bem como por parte dos profissionais da escola. Porém, acredita-se que é possível destinar uma sugestão, especificamente à escola pesquisada, que ao permitir a realização deste estudo, possibilitou a visualização de suas potencialidades.-
Formato: dc.format52 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Planejamento estratégico-
Título: dc.titleO planejamento estratégico como ferramenta para a gestão educacional no processo da evasão escolar do ensino técnico no Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.