Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dalla Costa, Armando João, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Autor(es): dc.creator | Bianchessi, Cleber | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:16:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:16:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51427 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51427 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Armando João Dalla Costa | - |
Descrição: dc.description | Trabalho (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este Projeto Técnico procura analisar a Evasão Escolar partindo de duas abordagens diferentes: a primeira, buscando justificativas ou explicações oriundas de fatores externos à escola, e a segunda, a partir de fatores internos. Dentre os fatores externos relacionados à questão da Evasão Escolar são destacados o trabalho, as desigualdades sociais, o próprio aluno e a família. E dentre os fatores internos à escola são destacados a própria escola desmotivadora e não cativante bem como a linguagem e a relação com o professor. Constatou-se que tanto a escola quanto à família, pouco têm feito pelo discente que evade e que abandona o ambiente escolar. Frente à complexidade da questão e dos problemas hoje enfrentados pelas famílias e pela escola pública pesquisada, pouco ou quase nada se pode exigir, tanto por parte dos pais ou responsáveis bem como por parte dos profissionais da escola. Porém, acredita-se que é possível destinar uma sugestão, especificamente à escola pesquisada, que ao permitir a realização deste estudo, possibilitou a visualização de suas potencialidades. | - |
Formato: dc.format | 52 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Planejamento estratégico | - |
Título: dc.title | O planejamento estratégico como ferramenta para a gestão educacional no processo da evasão escolar do ensino técnico no Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: