Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Falavinha, Karina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Sonia Marcia dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:39:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:39:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51371 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51371 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Karina Falavinha | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A presente monografia apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que realizou o levantamento e análise das capas da revista Capricho no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014 com o objetivo de verificas se há representatividade da beleza negra por meio dos artistas e modelos. Neste trabalho realizou-se uma análise do conteúdo, sob a ótica metodológica do Bardin e a investigação consistiu da análise das imagens das capas e das características físicas destes artistas estampados nas capas. Partindo da análise feita, ficou evidente que não existiu uma representação da beleza negra, pois os dados coligidos apontam para uma invisibilidade no que se refere à beleza negra não contemplando características fenotípicas associadas a negritude. Com os resultados apresentados verificou-se que as jovens negras não são representadas, o que acaba influenciando na formação de seu pertencimento racial em que a base remete à um padrão de beleza que não valoriza a negra. Desse modo, a jovem negra geralmente procura modificar seus cabelos, sua forma de vestir, de se maquiar e se comportar para atender a um determinado padrão de beleza imposto pela sociedade como o mais valorizado, a do branco. | - |
Formato: dc.format | 39 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres negras - Representação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações etnicas | - |
Título: dc.title | Juventude e pertencimento racial : uma análise a partir das capas da revista Capricho | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: