
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sousa, Fabíola Beatriz Franco de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Autor(es): dc.creator | Macedo, Rosiméia Rolim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:11:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:11:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51364 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51364 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Fabíola Beatriz Franco Sousa | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo tem como objetivo de revisar as publicações a respeito da construção da identidade negra na escola, visto que é nela que se encontra a maior diversidade cultural e tornando-a um local discriminador. Entender se é na escola que a discriminação mais acontece, foi o problema levantando para desenvolver a construção da identidade negra. A identidade racial negra é formada na trajetória escolar do indivíduo, sendo assim, a escola é de grande importância social e educativa. Com o intuito de fortalecer ações eficazes, por meio de reflexões, a desconstrução dos preconceitos a que está submetida à criança negra na escola e também os manejos pedagógicos desenvolvidos no contexto escolar relacionados à formação. A partir deste pressuposto, tem-se necessidade de se averiguar como é trabalhada a construção da identidade afrodescendente no contexto escolar, refletindo acerca da identidade da criança negra no contexto escolar culminando com a integração da Lei 10.639/03. Para a análise será utilizado pesquisas bibliográficas a respeito do tema. Debater as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana dentro de uma visão realista, apoiando o movimento do multiculturalismo e associando isso ao fator da discriminação e segregação dos negros em nosso país. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This study aims to review the literature regarding the construction of black identity in school, as it is which is the most culturally diverse and making it a discriminator site. The black racial identity is formed in the school's individual trajectory, so the school has an important social and educational importance. In order to strengthen effective action through reflections, the deconstruction of prejudices that are submitted to black child in school and pedagogical management systems developed in the school context related training. From this assumption, there is need to find out how the construction of African descent identity in the school context is crafted, reflecting on the identity of black children in the school context culminating with the integration of Law 10,639 / 03. For the analysis will be used bibliographical research on the subject. Discuss the National Curriculum Guidelines for the Education of RacialEthnic Relations and the Teaching of History and Afro-Brazilian Culture and African within a realistic view, supporting the movement of multiculturalism and associating it to the factor of discrimination and segregation of blacks in our parents. | - |
| Formato: dc.format | 36 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discriminação racial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discriminação na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade étnica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A construção da identidade negra na escola | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: