
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Passos, Lilianny Rodriguez Barreto dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Autor(es): dc.creator | Poly, Marcus Aurélio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:40:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:40:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51345 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51345 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Lilianny Rodrigues Barreto dos Passos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo tem por objetivo realizar uma pesquisa acerca das contribuições pedagógicas da Capoeira nas aulas de Educação Física em escolas de educação básica. A partir de um levantamento bibliográfico, procurou-se relacionar a prática da Capoeira, como conteúdo previsto na Lei nº 9394/96- LDB e a Lei nº. 10.639/03 nas aulas de Educação Física, atrelada à concepção teórica de corporeidade que permeia a disciplina na contemporaneidade. É por meio desta concepção que analisamos a inserção da prática de Capoeira, como conteúdo, das aulas de Educação Física. Entendemos que a Capoeira, como movimento do corpo colabora para a consciência corporal entre nossos (as) educandos (as) e é um importante momento de comunicação com seus semelhantes. Contudo, para além de movimento, neste trabalho, problematizamos as contribuições pedagógicas que da Capoeira para a valorização da História e Cultura Afro-brasileira e Africana tornando-se referencial na superação do racismo, preconceito e discriminação dos conhecimentos da população negra na escola. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This study aims to conduct a survey about the educational contributions of Capoeira in physical education classes in elementary schools. From a literature review, we tried to relate the practice of Capoeira, as provided content in Law Nº. 9394 / 96- LDB and the Law Nº 10.639 / 03 in Physical Education classes, linked to the theoretical concept of physicality that permeates the discipline nowadays. It is through this concept that we analyze the inclusion of the practice of Capoeira, as content, the physical education classes. We understand that Capoeira as body movement contributes to the body consciousness among our (the) students (as) and is an important time to communicate with their peers. However, in addition to movement in this work we question the pedagogical contributions of Capoeira to the enhancement of History and Afro-Brazilian and African culture becoming reference in overcoming racism, prejudice and discrimination of knowledge of the black population in school. | - |
| Formato: dc.format | 57 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Capoeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividade física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A capoeira nas aulas de educação física : contribuições pedagógicas para aplicação da Lei nº 10.639/03 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: