
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Goulart, Ana Caroline | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Autor(es): dc.creator | Jesus, Luciano Vinícius de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:40:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:40:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51338 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51338 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Ana Caroline Goulart | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho pretende pesquisar no espaço escolar, a visão de alunos do 9º ano sobre sua realidade social enquanto participantes de uma comunidade considerada socialmente vulnerável numa perspectiva de pobreza, criminalidade, moradias inadequadas, baixo autoestima. Trata-se da construção de um perfil do bairro União da Vitória, situado no município de Londrina, Paraná. A pesquisa foi realizada através da aplicação de atividades e observação com o objetivo de entender o quanto as crianças absorvem sobre estigmas e estereótipos que acabam internalizando por serem moradores do bairro. A visão destas crianças que de alguma forma lidam com estas questões ao se inter-relacionar dentro dos espaços sociais da cidade todos os dias, lidando com todas as questões relacionadas aos preconceitos, a falta de estrutura e atendimento de seu bairro. Esta pesquisa se propôs a investigar a reprodução de estereótipos pelos alunos enquanto participantes e agentes da continuidade de um processo de segregação do negro na sociedade. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The present work aims to Search school space, one 9th grade Students Vision About YOUR social reality, while Participants A community Considered Socially vulnerable AN Perspective Poverty, crime, inadequate housing, Low self-esteem. It is the construction hum PROFILE União da Vitória district, located in Londrina, Paraná. The search was carried out through observation and application activities with entender Goal As for the Children absorb About stigmas and stereotypes What end up internalizing IN Being residents of the neighborhood. The vision of these children that somehow deal with these issues By interrelate Within the Social Spaces City every day, dealing with all issues related to how prejudice, lack of structure and care of his neighborhood. This search is proposed a To investigate the stereotypes Playback For the students as participants and agents of continuity hum black segregation process in society. | - |
| Formato: dc.format | 31 f. : il., color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discriminação na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Minorias - Educação | - |
| Título: dc.title | Cotidiano das escolas do bairro Jd. União da Vitória associado a imagem do negro ao estigma da pobreza | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: