Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araujo, Débora Cristina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Julia Maria Fernanda Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:34:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:34:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51324 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51324 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Débora Cristina Araujo | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A estereotipia e o preconceito dentro das escolas mostra-se presente no cotidiano escolar causado, dentre outros motivos, pelos materiais didáticos utilizados no ensino. A utilização inadequada de figuras e argumentos por vezes difunde de forma velada a discriminação, reforçando a ideia de inferiorização racial. Tomando materiais didáticos como referência, este trabalho teve como objetivo identificar se há estereótipos em uma das obras aprovadas intitulada de África e Brasil Africano, pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola de 2013, conhecido como "PNBE Temático de 2013". Fundamentadas em estudos sobre relações étnico-raciais, foram realizadas análises de imagem e de conteúdo, com foco em dois capítulos da obra. De modo geral, os resultados indicaram que embora o edital do PNBE Temático preconizasse uma série de critérios que inviabilizavam a escolha de obras com preconceitos e estereótipos, a obra selecionada (em questão) apresenta marcas de estereotipia em relação à população negra, tanto no tocante às imagens quanto ao conteúdo. Tais resultados alertam para indícios que de que o PNBE Temático possa não cumprindo, a contento, as expectativas de uma ação afirmativa dentro das políticas de distribuição de livros às escolas públicas brasileiras. | - |
Descrição: dc.description | Résume : Le stéréotypes et les préjugés dans les écoles être présent dans la routine scolaire causée, dentre autres raisons, par les matériaux pédagogiques utilisés dans l'enseignement. Une mauvaise utilisation de chiffres et arguments se propage parfois secrètement la discrimination, le renforcement de l'idée de l'infériorité raciale. Prenant matériel didactique comme référence, cette étude visait à déterminer si il ya des stéréotypes des travaux approuvés intitulé África e Brasil Africano, dans le Programa Nacional Biblioteca da Escola de 2013, connu sous le nom "PNBE Temático 2013". Basé sur des études de relations ethniques et raciales, il a été jugé l'analyse d'image et le contenu, en se concentrant sur deux chapitres de l'ouvrage. Dans l'ensemble, les résultats indiquent que, bien que l'avis de PNBE Temático défendu plusieurs critères qui ont empêché le choix des œuvres avec des préjugés et des stéréotypes, le travail sélectionné (concerné) présente des marques stéréotypes par rapport à la population noire, tant en termes les images sur le contenu. Ces résultats d'alerte aux indices qui PNBE Thème ne peut pas répondre aux expectatives de l'action positive au sein de la distribution de livres pour les politiques de l'école publique brésiliens. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações etnicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Título: dc.title | O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e a inserção de livros temáticos sobre educação para as relações étnico-raciais (2013) : análise do livro África e Brasil Africano | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: