Identidade étnico-racial na literatura infanto-juvenil : Bruna e a galinha d’Angola e Menina bonita do laço de fita

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraujo, Débora Cristina de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Autor(es): dc.creatorSilva, Jucimara Gomes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:49:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:49:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51323-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51323-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Débora Cristina Araujo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo analisou a presença de personagens negras em livros de literatura infanto-juvenil e como isso contribui para a construção da identidade negra. Realizou uma comparação da narrativa e das ilustrações buscando apontar semelhanças e diferenças entre as obras infanto-juvenis Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, e Bruna e a galinha d’Angola, de Gercilga de Almeida. Essa comparação procurou evidenciar elementos que contribuem para a formação identitária da criança. Para essa pesquisa foram utilizados estudos que evidenciaram a contribuição da literatura infanto-juvenil com personagens negras como uma das formas de superação de estereótipos e promoção da igualdade racial.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This study analyzed the presence of black characters in children's literature books and how it contributes to the construction of black identity . It conducted a comparison of narrative and illustrations seeking to identify similarities and differences between the children and youth works beautiful ribbon girl , Ana Maria Machado, and Bruna and moorhen Angola , de Almeida Gercilga . This comparison sought to highlight elements that contribute to the identity formation of the child. For this research were used studies that showed the children's literature contribution with black characters as a way of overcoming stereotypes and promoting racial equality.-
Formato: dc.format48 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectNegras - Literatura-
Título: dc.titleIdentidade étnico-racial na literatura infanto-juvenil : Bruna e a galinha d’Angola e Menina bonita do laço de fita-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.