Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Jules Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Jane Moreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:16:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:16:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51316 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51316 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Paulo Vinicius Baptista da Silva | - |
Descrição: dc.description | Coorientado : Jules Ventura Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O trabalho apresentado tem como objetivo descrever a trajetória de vida de Efigênia Carlos Pimenta e mostrar sua contribuição para construção da identidade étnico-racial em Minas Gerais. Nascida em Belo Horizonte, Efigênia ingressou no magistério aos 18 anos, em 1950, em escolas públicas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Na época, não havia a lei n. 10.639-03, sendo um desafio para o professor trabalhar a igualdade racial no ambiente escolar para erradicação do racismo. Imperava a negação da contribuição do negro para a construção desse país, e todo legado de engenharia, matemática, ciência, cultura e culinária trazida pelo negro. Para a realização do trabalho foi feita uma entrevista/questionário com a Sra. Efigênia Carlos Pimenta,e pesquisa documental das atividades realizadas. O texto apresenta informações referentes à sociedade brasileira e ao preconceito racial no ambiente escolar. Foi possível conhecer parte da história de vida da professora Efigênia Pimenta, dar maior visibilidade ao trabalho realizado e à sua atuação enquanto mulher, professora, mãe e formadora de pessoas conscientes de sua importância na construção étnico racial de Belo Horizonte. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The work presented aims to describe the Efigênia Carlos life path pepper and show their contribution to the construction of ethnic-racial identity in Minas Gerais. Born in Belo Horizonte, Ifigenia joined the teaching profession at age 18 in 1950, public schools in Belo Horizonte, Minas Gerais. At the time, there was the law n. 10639-03, and a challenge for the teacher working racial equality in the school environment to eradicate racism. Ruled the denial of the black contribution to the construction of this country, and the whole legacy of engineering, mathematics, science, culture and cuisine brought by black. To carry out the work was done an interview / questionnaire with Ms. Efigênia Carlos Pimenta and documentary research of activities. The text presents information regarding the Brazilian society and racial prejudice at school. It was possible to know part of the life story of the teacher Efigênia pepper, give greater visibility to the work and its performance as a woman, teacher, mother and trainer of people aware of their importance in racial ethnic construction of Belo Horizonte. | - |
Formato: dc.format | 42 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações etnicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professoras negras | - |
Título: dc.title | Trajetória da professora Efigênia Carlos Pimenta : símbolo da mulher negra em Belo Horizonte - MG | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: