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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Thaís Regina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Autor(es): dc.creator | Tanajura, Helton Lucian Colere | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:07:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:07:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51311 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51311 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Thaís Regina de Carvalho | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A presente monografia tem por objetivo demonstrar o papel do gestor escolar frente a lei 10639/03, bem como analisar as possibilidades de gestão democrática, apresentar como se dá a Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) e qual é a sua função frente à presença da educação das relações étnico-raciais em uma escola da rede municipal de educação de Pinhais/PR. Buscamos evidenciar a devida importância da OTP, além de suas ações, as quais podem ser realizadas para que haja a inserção da diversidade étnico-racial nas unidades educativas. Ao longo do trabalho contextualizaremos a criação da Lei 10639/03, sua aplicabilidade e o papel da gestão. Partiremos da concepção de gestão enquanto impulsionadora das ações educacionais, a qual pode proporcionar espaços de trocas e maior possiblidade de valorização das diversas culturas, pois para que haja projetos e ações que promovam a temática, é preciso que a Gestão Escolar possibilite momentos de decisão coletiva e democrática que conte com a participação dos profissionais da escola, comunidade escolar e alunos, permitindo que cada um se comprometa em realizar ações. O estudo está dividido em 3 (três) etapas, em primeiro momento, uma discussão baseada nos referenciais teóricos com intuito de subsidiar a construção do instrumento de pesquisa e as análises dos dados coletados. Em seguida, procurou-se realizar uma investigação teórica a fim de justificar a temática escolhida para ser abordada no questionário, no terceiro momento realizou-se a análise das respostas, fundamentada na pesquisa teórica realizada. A partir das informações coletadas foi possível observar que temos uma grande ausência de formação voltada para educação das relações étnico-raciais, diversidade cultural, podendo ser apontada como uma das justificativas para muitas vezes os gestores e professores apresentarem dificuldades com a temática. Pretendemos com esse estudo contribuir com os debates que enfatizam a gestão escolar e a educação das relações étnico-raciais. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This monograph aims to demonstrate the role of the school manager face to law 10639/03, as well as examine the possibilities of democratic management, present how is the Educational Labor Organization (OTP) and what is in front of function to the presence of education of ethnic-racial relations a school municipal Pinhais/PR education. We seek to highlight the importance of proper OTP, as well as their actions, which may be carried out so that there is the inclusion of ethnic and racial diversity in educational units. Throughout the work contextualizaremos the creation of Law 10639/03, its applicability and the role of management. Start from the design management while driving of educational activities, which can provide spaces for exchanges and greater possibility of appreciation of different cultures because so there projects and activities that promote the theme, it is necessary that the School Management allows moments of collective decision and that democratic with the participation of school personnel, students and school community, allowing each to commit to take action. The study is divided into three (3) steps, at first, a discussion based on theoretical references aiming to subsidize the construction of the survey instrument and analysis of collected data. Then, we tried to carry out a theoretical research in order to justify the theme chosen to be addressed in the questionnaire, the third time was held on analysis of the responses, based on theoretical survey. From the information collected was possible to observe that we have a lack of training focused on education of ethnic-racial relations, cultural diversity and can be considered one of the justifications for often managers and teachers to present difficulties to the theme. We intend this study to contribute to the debates that emphasize the school management and the education of ethnic-racial relations. | - |
Formato: dc.format | 45 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações etnicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
Título: dc.title | Organização do trabalho pedagógico e o papel da gestão frente às relações étnico-raciais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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