Dificuldade de aprendizagem : um projeto de intervenção

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBoller, Shirley, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Autor(es): dc.creatorByhain, Neli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:11:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:11:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51294-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51294-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. MSc. Shirley Boller-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo é um Projeto de Intervenção que teve como objetivo atenuar a Dificuldade de Aprendizagem apresentada pelas crianças que tinham algum tipo de distúrbio, síndrome ou déficit e que proporcionou trabalhar atividades diferenciadas, lúdicas, interativas, contextualizadas, utilizando recursos pedagógicos que despertaram nas crianças o interesse pela leitura, escrita e operações matemáticas. O Projeto de Intervenção foi desenvolvido na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, na sala de Recursos Multifuncional I, e este envolveu 17 alunos do 3° ano de alfabetização. Para aplicação do Projeto estabeleceu-se 3 momentos: Momento 1- Foi realizada o observação sistemática, onde foram verificadas as dificuldades que os alunos tinham para realizar as atividades em sala de aula. Momento 2- A disponibilidade para o uso dos materiais interativos como jogos matemáticos, material dourado, alfabeto móvel, tecnologia assistiva, entre outros, os quais facilitou a assimilação dos conteúdos e aprendizagem das crianças. Momento 3- A análise e apresentação dos resultados que foi feita através de avaliações pelo professor regente e pela supervisora de ensino da Secretaria Municipal de Educação. Esses resultados constam na ficha individual de cada aluno e o índice de aprovação para a série seguinte foi apresentado em gráficos. A realização desse trabalho foi muito importante para as crianças, pois cada etapa aplicada observou-se o desempenho de cada uma em relação a aprendizagem. Demonstrou que os problemas de saúde apresentado pelas crianças não era motivo para que não aprendessem. Cada aluno superou sua Dificuldade de Aprendizagem com empenho e dedicação, sendo o professor uma peça fundamental nesse processo, pois aplicou os recursos pedagógicos necessários para que a aprendizagem fosse bem sucedida.-
Formato: dc.format19 p. : il. , color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleDificuldade de aprendizagem : um projeto de intervenção-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.