Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Boller, Shirley, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Byhain, Neli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:11:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:11:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51294 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51294 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. MSc. Shirley Boller | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo é um Projeto de Intervenção que teve como objetivo atenuar a Dificuldade de Aprendizagem apresentada pelas crianças que tinham algum tipo de distúrbio, síndrome ou déficit e que proporcionou trabalhar atividades diferenciadas, lúdicas, interativas, contextualizadas, utilizando recursos pedagógicos que despertaram nas crianças o interesse pela leitura, escrita e operações matemáticas. O Projeto de Intervenção foi desenvolvido na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, na sala de Recursos Multifuncional I, e este envolveu 17 alunos do 3° ano de alfabetização. Para aplicação do Projeto estabeleceu-se 3 momentos: Momento 1- Foi realizada o observação sistemática, onde foram verificadas as dificuldades que os alunos tinham para realizar as atividades em sala de aula. Momento 2- A disponibilidade para o uso dos materiais interativos como jogos matemáticos, material dourado, alfabeto móvel, tecnologia assistiva, entre outros, os quais facilitou a assimilação dos conteúdos e aprendizagem das crianças. Momento 3- A análise e apresentação dos resultados que foi feita através de avaliações pelo professor regente e pela supervisora de ensino da Secretaria Municipal de Educação. Esses resultados constam na ficha individual de cada aluno e o índice de aprovação para a série seguinte foi apresentado em gráficos. A realização desse trabalho foi muito importante para as crianças, pois cada etapa aplicada observou-se o desempenho de cada uma em relação a aprendizagem. Demonstrou que os problemas de saúde apresentado pelas crianças não era motivo para que não aprendessem. Cada aluno superou sua Dificuldade de Aprendizagem com empenho e dedicação, sendo o professor uma peça fundamental nesse processo, pois aplicou os recursos pedagógicos necessários para que a aprendizagem fosse bem sucedida. | - |
Formato: dc.format | 19 p. : il. , color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Título: dc.title | Dificuldade de aprendizagem : um projeto de intervenção | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: