Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Almir Carlos, 1959- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | - |
Autor(es): dc.creator | Good, Elenice Cardozo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:25:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:25:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51289 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51289 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Almir Carlos de Andrade | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O relatório dessa intervenção envolve crianças que como protagonistas, assumiram atividades propostas por elas, envolvendo outras crianças, de sete a dez anos, permitindo não só dar condições de avançar nas questões sociais de consumo consciente, mas propor ações de menor impacto ambiental. Com isso, as famílias da comunidade escolar, também foram envolvidas, onde foram feitas abordagens para repensar do descarte de produtos consumidos, oferecendo alternativas de reaproveitamento, através de campanhas que buscassem efetivamente diminuir a incidência de despejo em afluentes do bairro, além de investigar as formas mais comuns de apelos midiáticos voltados ao consumismo infantil. Outras ações ao longo do ano foram propostas pelos protagonistas que sugeriam atividades e campanhas visando o consumo consciente, gerando novas pesquisas, novos interesses e envolvimento da família e comunidade, o que evidenciou o caráter socioambiental do projeto | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (24 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resíduos - Impacto ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residuos - Reaproveitamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Título: dc.title | Protagonismo infantil frente ao consumo consciente | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: