O modelo atual de financiamento das campanhas políticas e a qualidade da democracia brasileira

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Autor(es): dc.contributorCervi, Emerson Urizzi, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Sociologia Política-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Edilson de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:45:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:45:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-13-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51288-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51288-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profº Drº Emerson Urizze Cervi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Sociologia Política.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 33-35-
Descrição: dc.descriptionResumo: O trabalho trata da necessidade de uma reforma política e de uma fiscalização mais efetiva dos gastos das campanhas eleitorais com regras bem definidas bem como a relação entre as formas de financiamento das campanhas eleitorais no Brasil e as características da democracia no Brasil. As disputas eleitorais no Brasil estão cada vez mais acirradas. O jogo político realizado entre os partidos, na competição pelos votos da população é muito agressivo. Há um investimento muito grande de grupos interessados em deter poder. E, para isso, receitas vultosas são arrecadadas para custear os gastos com a publicidade das campanhas. Contudo, muitas vezes, a ganância pelo poder faz com que os partidos políticos ultrapassem o limite da moral e da legalidade. Assim, pelo desnível econômico causado pelas atitudes ilícitas de alguns partidos, as quais promovem distorções do processo pela qualidade de mídia apresentada, a vontade popular demonstrada nas urnas pode estar contaminada pela força do poder econômico. Por isso, os autores dizem que há a necessidade de uma reforma política que permita ampla fiscalização nos gastos das campanhas eleitorais e que sejam definidas, o mais breve possível, todas as modalidades de financiamentos a serem adotados no Brasil.-
Formato: dc.format1 arquivo (35 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Título: dc.titleO modelo atual de financiamento das campanhas políticas e a qualidade da democracia brasileira-
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