A influência dos grupos de referência no processo de compra individual e na propensão ao endividamento

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Autor(es): dc.contributorCamargo, Camila, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial-
Autor(es): dc.creatorVargas, Angelica Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:26:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:26:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51267-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51267-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Camila Camargo-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho tem como objetivo identificar quais as relações entre as influencias que um indivíduo está sujeito em seu dia a dia, e os impactos destas influencias no processo de compra individual, bem como de que forma estas relações afetam seu planejamento financeiro tendo impacto na sua propensão ao endividamento. Para tal, realizou-se o levantamento bibliográfico de teorias e estudos que vão de encontro com o tema, a aplicação de questionários em uma amostra de conveniência e análise dos dados obtidos por intermédio da aplicação dos questionários. No referencial bibliográfico estão expostas teorias que buscam explicar as duas variáveis que se configuram como tema de estudo; à titulo de entendimento da primeira variável adotada " a influência dos grupos de referência no processo de compra individual", buscou-se especificar as etapas de compra e papel de cada indivíduo dentro deste processo; já no que tange a segunda variável "propensão ao endividamento", discorreu-se a respeito de finanças pessoais, tomadas de decisões de compras e tomada de crédito pessoal. Em seguida ao levantamento bibliográfico, para análises dos dados, utilizou-se como base a estatística paramétrica com testes de assimetria, curtose, teste de normalidade, análise fatorial, testes KMO e Bartlett, teste t, análise de cluesters e teste Qui Quadrado; algumas das questões presentes no questionário tiveram de ser excluídas desta etapa por não apresentarem índices de agrupamento necessário para consistência das análises. Seguem após o diagnóstico, as conclusões baseadas nos testes supracitados. Tais conclusões não extrapolam a amostra e visam pontuar se os resultados estatísticos obtidos dos questionários, apontam relação entre as influencias dos grupos de referência no processo de compra e a propensão ao endividamento pessoal, ou são contrarias à esta relação.-
Formato: dc.format34 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Palavras-chave: dc.subjectDividas-
Palavras-chave: dc.subjectCompras-
Palavras-chave: dc.subjectFinanças pessoais-
Título: dc.titleA influência dos grupos de referência no processo de compra individual e na propensão ao endividamento-
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