
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Seleme, Robson, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia de Produção | - |
| Autor(es): dc.creator | Kopeginski, Adriana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:51:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:51:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51255 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51255 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Doutor Professor Robson Seleme | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia de Produção. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O fator primordial no ensino de qualquer curso de engenharia é a utilização de laboratórios, que, na maioria dos cursos, e por exigência dos órgãos da Educação, devem ser presenciais. Com o advento da internet e com os avanços tecnológicos, tem-se todas as condições de transformar laboratórios presenciais em laboratórios virtuais, possibilitando economia e ampliação do número de vagas de cursos de engenharia. A educação a distância já é uma realidade em todo o mundo, e no Brasil, no campo da Educação e das Ciências Sociais, começando a ampliar-se para outras áreas, como para a área de saúde, através do curso de Farmácia, inclusive com a adoção de laboratórios de práticas. O artigo realiza a discussão sobre a possibilidade da utilização do Ensino à Distância (EaD) no ensino superior de engenharia, incluindo a adoção de laboratórios virtuais. Realiza pesquisa conclusiva indicando que laboratórios desta natureza já existem, estes são apresentados e, não são impeditivos para a aprovação de cursos à distância. Conclui-se afirmando que o ensino da engenharia tem toda condição de ser ministrado por meio do sistema de Ensino à Distância (EaD) com a aplicação dos laboratórios virtuais. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The primary factor in the teaching of any engineering course is the use of laboratories, which, in most courses, and the requirement of Education bodies, should be face. With the advent of internet and with technological advances, it has all the conditions to transform classroom laboratories in virtual labs, enabling the economy and increasing the number of vacancies for engineering courses. Distance education is already a reality in the world and Brazil in the field of Education and Social Sciences, beginning to expand to other areas, such as for health, through the Pharmacy course, including the adoption practical labs. This article analyzes the discussion about the possibility of using distance learning in higher education of engineering, including the adoption of virtual labs. Performs conclusive research indicating that laboratories of this kind already exist, they are displayed, and are not hindering the adoption of distance learning courses. We conclude stating that the engineering education has every condition to be taught through the Distance Learning System (DL) with the application of virtual laboratories. | - |
| Formato: dc.format | 16 f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Laboratorio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Laboratórios virtuais no ensino da engenharia : o EaD como realidade possível | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: