
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Freitas Junior, José de Almendra, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono | - |
| Autor(es): dc.creator | Screnski, Adrian Jan | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:14:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:14:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51254 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51254 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : José de Almendra Freitas Junior | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O crescimento populacional urbano das últimas décadas trouxe um grande impacto para a área urbana, causando uma forte redução de áreas permeáveis nas cidades e ao mesmo tempo acelerando a construção civil para atender a crescente demanda. Neste sentido, os telhados verdes tornam-se uma excelente opção na busca de construções sustentáveis, pois aparecem como uma alternativa no combate a problemas típicos das grandes cidades, como inundações, piora da qualidade do ar e formação de ilhas de calor. Os telhados verdes são uma técnica construtiva milenar, mas ultimamente tem sido retomado devido à inserção do conceito de sustentabilidade, tendo em vista sua redução nos impactos ambientais comparando-se a sistemas de coberturas convencionais. A análise técnica presente neste estudo aborda a viabilidade do telhado verde como forma de reduzir as emissões de dióxido de carbono atmosférico provenientes de sua construção. A partir disso, foram levantados dados de dimensionamento, construção e consumo de material de um telhado convencional de laje plana e de três tipos de telhados verdes: extensivo, semi-intensivo e intensivo. Utilizaram-se dados de dois tipos de concreto, tendo em vista a sua grande diversidade, com informações de duas tradicionais usinas de Curitiba. Foram calculadas as emissões dos telhados e a captura de carbono em cada tipo de cobertura verde. Os dados foram confrontados e chegou-se a um saldo final do CO2 por metro quadrado. Foi possível concluir que todas as coberturas verdes geram um saldo positivo de captura de carbono pela sua vegetação e solo, sendo possível neutralizar parte das emissões geradas pela obra. Em média, o telhado verde teve um saldo de 41,32 kg/m2 de dióxido de carbono atmosférico capturado. O estudo realizado permitiu concluir que a utilização do telhado verde é viável sob o aspecto de redução da emissão de carbono gerado pelo reforço necessário na construção desse tipo de cobertura. Palavras-Chave: telhado verde, construções sustentáveis, sustentabilidade, emissão de CO2, captura de carbono. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (32 p.) : il, tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Telhados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construção sustentável | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redução de gases do efeito estufa | - |
| Título: dc.title | Viabilidade do telhado verde como instrumento de redução de emissões de carbono | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: