
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Celso de Moraes, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Schmidt, Marja Maria Faustino | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:34:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:34:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51253 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51253 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Celso de Moraes Pinheiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Após um período de ausência a disciplina de filosofia retomou seu lugar de direito, foi reinserida na grade curricular do ensino médio. Sempre que abordamos o tema ensino de filosofia, temos que legitimá-lo, pois sua trajetória está pautada em idas e vindas dentro do currículo. Frequentemente defendem o ensino de filosofia a partir de duas finalidades: garantir o desenvolvimento da criticidade dos estudantes e assegurar uma interlocução entre as diversas disciplinas. Com o seu retorno surgem indagações sobre sua importância e qual a função desta disciplina nesta etapa de ensino. Esta pesquisa tem a finalidade de apresentar qual o papel do ensino de filosofia no ensino médio e destacar quais são os objetivos legais e as contribuições desta disciplina para a formação e a preparação dos alunos para a cidadania. A metodologia adotada neste trabalho foi norteada pela pesquisa bibliográfica, que viabilizou a aprendizagem, a pesquisa, a observação e a reflexão sobre o tema investigado. O presente estudo concluiu que a filosofia contribui de forma significativa na formação dos alunos de ensino médio, quando cumpre sua especificidade que é romper com o senso comum e com o dogmatismo, subsidiando a iniciação do debate, a crítica, e a reflexão. | - |
| Formato: dc.format | 45 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Aprendizagem | - |
| Título: dc.title | O papel da filosofia na formação do aluno do ensino médio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: