O papel da filosofia na formação do aluno do ensino médio

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Autor(es): dc.contributorPinheiro, Celso de Moraes, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorSchmidt, Marja Maria Faustino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:34:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:34:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51253-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51253-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Celso de Moraes Pinheiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Após um período de ausência a disciplina de filosofia retomou seu lugar de direito, foi reinserida na grade curricular do ensino médio. Sempre que abordamos o tema ensino de filosofia, temos que legitimá-lo, pois sua trajetória está pautada em idas e vindas dentro do currículo. Frequentemente defendem o ensino de filosofia a partir de duas finalidades: garantir o desenvolvimento da criticidade dos estudantes e assegurar uma interlocução entre as diversas disciplinas. Com o seu retorno surgem indagações sobre sua importância e qual a função desta disciplina nesta etapa de ensino. Esta pesquisa tem a finalidade de apresentar qual o papel do ensino de filosofia no ensino médio e destacar quais são os objetivos legais e as contribuições desta disciplina para a formação e a preparação dos alunos para a cidadania. A metodologia adotada neste trabalho foi norteada pela pesquisa bibliográfica, que viabilizou a aprendizagem, a pesquisa, a observação e a reflexão sobre o tema investigado. O presente estudo concluiu que a filosofia contribui de forma significativa na formação dos alunos de ensino médio, quando cumpre sua especificidade que é romper com o senso comum e com o dogmatismo, subsidiando a iniciação do debate, a crítica, e a reflexão.-
Formato: dc.format45 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Aprendizagem-
Título: dc.titleO papel da filosofia na formação do aluno do ensino médio-
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