O trabalho com artes na educação infantil : uma experiência em serviço

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Ana Lúcia Martins de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorKinap, Beatriz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:36:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:36:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51216-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51216-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ana Lúcia Martins de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Essa pesquisa tem como objeto de estudo o processo de formação em serviço das professoras de Artes que atuam no Pré II em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado na região metropolitana de Curitiba. Importante destacar que tal processo é organizado pela coordenação pedagógica da instituição. O presente trabalho se estrutura como uma pesquisa-ação, portanto, os instrumentos que possibilitaram sua organização – como: questionários, estudos, observações da prática, roteiros de estudo – foram elaborados a partir das demandas detectadas durante a interação com as professoras e o cotejamento com textos de autores que desenvolvem pesquisas voltadas para a docência em Artes na educação infantil. A intenção se volta para identificar, nos procedimentos que compõem a formação continuada dos professores que trabalham com Artes Visuais, elementos que possibilitem a reflexão sobre sua prática. A pesquisa está organizada em dois capítulos. No primeiro, intitulado Trabalhar com Arte na Educação Infantil: debates atuais, a intenção foi apresentar as concepções presentes nos documentos oficiais e em pesquisas que têm se atentado para o trabalho com artes para a criança pequena, numa perspectiva sociocultural, que toma a criança como um sujeito capaz de produzir cultura, contrapondo-se a ideia de que a criança apenas reproduz modelos. No segundo capítulo, denominado Formação continuada: dos registros às reflexões, o foco se voltou para a análise das atividades com artes, desenvolvidas com as crianças do Pré II, a partir do planejamento das professoras, da reflexão das práticas realizadas durante processo de formação e dos estudos da área da educação infantil.-
Formato: dc.format70 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades criativas na sala de aula-
Título: dc.titleO trabalho com artes na educação infantil : uma experiência em serviço-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.