Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Knoblauch, Adriane, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Vanessa Pacheco dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:25:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:25:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51191 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51191 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Adriane Knoblauch | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A presente pesquisa investigou estratégias de formação continuada para o trabalho com leitura e escrita na Educação Infantil, tendo como base a teoria da práxis proposta por Vásquez e reafirmada por Bodnar (2006, 2010). Os pressupostos teóricos adotados, referentes à leitura e escrita na Educação Infantil foram: Vigotsky (2007), Ferreiro (2007), Baptista (2010), Parecer CNE/CEB nº 20/2009, Resolução nº 05/2009 e os documentos orientadores do trabalho com leitura e escrita da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, tais como as Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba (2006, 2012), os Parâmetros e Indicadores de Qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil (2009), o Caderno Pedagógico de Oralidade (2009), os Referenciais para Estudo e Planejamento na Educação Infantil – Leitura e Contação na Educação Infantil (2010). Com relação às estratégias formativas, foram utilizados os seguintes referenciais: Bodnar (2006, 2012), Cardoso (2007), Lerner (2002, 2007), Nadolny (2010) Cortez et al. (2007), Curter et al. (2007), Nogueira (2007) e Scarpa (1998). A pesquisa de campo teve como trajetória metodológica a pesquisa bibliográfica, o acompanhamento de uma formação continuada em serviço relacionada à leitura e escrita, o acompanhamento de práticas de leitura e escrita com as crianças e a análise de dados. Foi possível constatar que qualquer estratégia formativa, seja qual for, somente trará bons resultados se buscar a formação de um profissional autônomo e crítico, a ponto de que ele seja capaz de buscar os referenciais teóricos que expliquem e tragam informações para transformação e criação de novas práticas, tendo como princípio a formação em rede, ou seja, em colaboração entre os pares. Neste sentido, o referencial teórico utilizado nas formações faz muita diferença, pois é essa união entre a teoria e a prática que trará as transformações necessárias para as práticas de qualidade na Educação Infantil. | - |
Formato: dc.format | 60 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Educação permanente | - |
Título: dc.title | Estratégias de formação continuada para o trabalho com leitura e escrita na educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: