Estratégias de formação continuada para o trabalho com leitura e escrita na educação infantil

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Autor(es): dc.contributorKnoblauch, Adriane, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorSantos, Vanessa Pacheco dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:25:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:25:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51191-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51191-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Adriane Knoblauch-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A presente pesquisa investigou estratégias de formação continuada para o trabalho com leitura e escrita na Educação Infantil, tendo como base a teoria da práxis proposta por Vásquez e reafirmada por Bodnar (2006, 2010). Os pressupostos teóricos adotados, referentes à leitura e escrita na Educação Infantil foram: Vigotsky (2007), Ferreiro (2007), Baptista (2010), Parecer CNE/CEB nº 20/2009, Resolução nº 05/2009 e os documentos orientadores do trabalho com leitura e escrita da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, tais como as Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba (2006, 2012), os Parâmetros e Indicadores de Qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil (2009), o Caderno Pedagógico de Oralidade (2009), os Referenciais para Estudo e Planejamento na Educação Infantil – Leitura e Contação na Educação Infantil (2010). Com relação às estratégias formativas, foram utilizados os seguintes referenciais: Bodnar (2006, 2012), Cardoso (2007), Lerner (2002, 2007), Nadolny (2010) Cortez et al. (2007), Curter et al. (2007), Nogueira (2007) e Scarpa (1998). A pesquisa de campo teve como trajetória metodológica a pesquisa bibliográfica, o acompanhamento de uma formação continuada em serviço relacionada à leitura e escrita, o acompanhamento de práticas de leitura e escrita com as crianças e a análise de dados. Foi possível constatar que qualquer estratégia formativa, seja qual for, somente trará bons resultados se buscar a formação de um profissional autônomo e crítico, a ponto de que ele seja capaz de buscar os referenciais teóricos que expliquem e tragam informações para transformação e criação de novas práticas, tendo como princípio a formação em rede, ou seja, em colaboração entre os pares. Neste sentido, o referencial teórico utilizado nas formações faz muita diferença, pois é essa união entre a teoria e a prática que trará as transformações necessárias para as práticas de qualidade na Educação Infantil.-
Formato: dc.format60 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Educação permanente-
Título: dc.titleEstratégias de formação continuada para o trabalho com leitura e escrita na educação infantil-
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