
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brito, Gláucia da Silva, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Valdete Aparecida de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:03:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:03:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51189 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51189 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Professora Glaucia da Silva Brito | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação a Distância | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de um Curso de Rotinas Departamentais aos servidores da UFPR. A constatação desta necessidade se deu através de estudos bibliográficos sobre os temas afins à gestão pública e Educação à Distância, análise de documentos internos referentes à estrutura e organização da UFPR, e principalmente com base na experiência pessoal enquanto servidora no Departamento de Psicologia desta universidade. A capacitação dos servidores públicos está relacionada à melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, sendo que ela mesma tem exigido que isso se concretize no cotidiano. A capacitação do servidor pode ser um instrumento a mais, para fortalecer o que a própria Constituição Brasileira coloca em relação aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, que são as bases para um serviço de qualidade. Nos documentos internos da UFPR observa-se que há preocupação constante para a formação dos servidores, visando sua capacitação, qualificação e valorização. Na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEPE, a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas - CDP, oferece aos servidores uma variedade de cursos, alguns ofertados na modalidade à distância em conjunto com a PROGRAD e pela Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância - CIPEAD. Esta estrutura organizacional e física, com a qual podemos contar na UFPR, aliadas à necessidade constatada, demonstra um horizonte promissor para a concretização da presente proposta. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This paper presents a proposal for a course of routines to Departmental servers UFPR. The realization of this need was through bibliographic research on topics related to public administration and Distance Education, analysis of internal documents relating to the structure and organization of UFPR, and mostly based on personal experience as a servant in the Department of Psychology at the university. The training of civil servants is related to improving the quality of services provided to the population, and that she herself has required this to take place in everyday life. The capacity of the server can be a tool to more, to strengthen the Brazilian Constitution puts on the principles of legality, impersonality, morality, transparency and efficiency, which are the basis for a quality service. In internal documents UFPR observed that there constant concern for the formation of the servers, for their training, qualification and valuation. In Dean of Personnel Management - PROGEPE the Coordination of Personnel Development - CDP servers offers a variety of courses, some offered in distance mode in conjunction with PROGRAD Coordination and the Policy Integration of Distance Education - CIPEAD. This organizational structure and physical, with which we can count on UFPR, coupled with the perceived need, demonstrates a promising horizon for the realization of this proposal. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (38 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cursos de capacitação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relatórios educacionais | - |
| Título: dc.title | Proposta de realização de um curso de rotinas departamentais na modalidade em EAD aos servidores da Universidade Federal do Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: