
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Spinosa, Wilson da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Administração Policial Militar | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Joabe Pereira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:39:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:39:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51172 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51172 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Wilson da Silva Spinosa | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Contabilidade, Curso de Especialização em Administração Policial | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O Projeto Bombeiros na Escola visa a educação preventiva para as oitavas séries do Ensino Fundamental, utilizando metodologia e conteúdo que propiciam ao aluno conhecimentos de prevenção e redução de sinistros, buscando assim, uma mentalidade prevencionista. Baseado na experiência dos Corpos de Bombeiros das Policias Militares de São Paulo e do Paraná, o presente trabalho o caracteriza, contextualiza e executa experimentalmente no Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, alcançando à noventa e oito alunos e aferindo as variáveis: emprego de pessoal, de material, metodologia, percepção de oficiais, pais e professores sobre a viabilidade e necessidade de sua implantação, além do impacto nos alunos. A execução desse projeto piloto do Projeto Bombeiros na Escola se deu no Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Médio Doutor Geraldo Melo e a partir de seu estudo, visa propor a adoção dessa ferramenta de ensino preventivo ao Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Incêndios e prevenção de incêndio | - |
| Título: dc.title | Projeto bombeiros na escola : execução de projeto-piloto no Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: