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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bondaruk, Roberson Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Administração Policial | - |
Autor(es): dc.creator | Padilha, Antonio Roberto dos Anjos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:13:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:13:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/51170 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51170 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Roberson Luiz Bondaruk | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Contabilidade, Curso de Especialização em Administração Policial | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo tem a finalidade de determinar o perfil do policial militar para a patrulha escolar, haja vista o policiamento existente nas escolas não estar atingindo todo o potencial que se espera. Para chegarmos a uma conclusão, primeiramente descrevemos como se deu a criação do Projeto de Patrulha Escolar, bem como foram descritas as atividades desenvolvidas, seu "modus operandi" e as características da Patrulha Escolar. Foi então feita uma explanação a respeito do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas, haja vista sua importância por complementar as atividades de segurança às escolas. Em 2001, a PMPR iniciou o trabalho de implantação da Filosofia e Estratégia de Polícia Comunitária em Curitiba, com objetivos específicos. Já a essência das atividades do Programa Patrulha Escolar Ili vincula-se basicamente à atuação dos PoliciaisMilitares integrantes do Programa com o público alvo. A principal função do Projeto Patrulha Escolar Ili é a prevenção, ficando em segundo plano a repressão a crimes e atos infracionais. A prevenção dar-se-á através da Polícia Comunitária que, pela aproximação na escola,ampliará a segurança, proporcionando esclarecimentos de dúvidas a respeito do trabalho policial e assessoramento à escola quanto à segurança, e ainda a interação com a comunidade escolar e com as autoridades locais. Foram então citadas as cinco etapas do Projeto, sua execução e implementação. Na seqüência do trabalho, foram abordados os critérios básicos de seleção e treinamento para os integrantes das equipes de execução das atividades da Patrulha Escolar, seguido do embasamento legal para a criação e manutenção da Patrulha Escolar. Visto tudo isto, foram então abordados os três níveis de operacionalização normativa do governo para o uso de drogas, bem como os fatores de risco do uso de drogas na adolescência, conforme posição de especialistas. Este último assunto foi abordado com enfoque na experimentação e a manutenção do uso de drogas pelos adolescentes, e os motivos que os levam ao consumo de drogas. Para dar mais consistência ao trabalho, foram realizadas entrevistas com 08 (oito) Diretores de Escolas do município de Cascavel, focando principalmente a conduta do policial-militar que atua no patrulhamento escolar. Foram enviados também questionários para 82 (oitenta e dois) professores de escolas públicas do município de Cascavel, e ainda 400 questionários para alunos de escolas públicas, de idade variando entre 14 e 20 anos, sendo da 8ª série do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio. Com base em todo o material exposto, foram estabelecidas as considerações finais, destacando qual o perfil ideal para os policiais-militares empregados no Patrulhamento Escolar, bem como mecanismos que possibilitem a capacitação dos policiais | - |
Formato: dc.format | 46 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | O perfil do policial-militar para a patrulha escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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