Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Capello, Maria Adriana Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Hassler, Marcio Luis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:43:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:43:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51166 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51166 | - |
Descrição: dc.description | Profª Orientadora: Maria Adriana Camargo Capello | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Compreender o sentido da educação, o papel da escola e da prática pedagógica e as suas relações com a sociedade e com as demandas sociais se faz necessário e fundamental nos dias atuais, sobretudo preocupando-se com as diversidades, e neste âmbito, com a questão da homossexualidade. Ensinar e aprender são processos que exigem e resultam em uma grande interação entre todos os atores do processo ensino-aprendizagem: o aluno, o professor e a própria escola, onde todos merecem e devem ser respeitados. É necessária a defesa de uma educação multicultural, tendo a escola enquanto instituição, uma importância fundamental mediante seu papel na sociedade atual, refletindo e educando a respeito das situações que possivelmente levam a situações de discriminação e preconceitos, bem como levantar discussões e conscientização para combater tais atitudes. Dessa forma, o território conceitual da filosofia, com o seu legado de ser um dos pilares de sustentação e desenvolvimento da civilização ocidental deve ter o compromisso de zelar pela formação cidadã, que deve, sobretudo, perpassar pelo respeito aos Direitos Humanos, entre eles, o direito de cada um de assumir a sua orientação sexual. | - |
Formato: dc.format | 52 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homofobia nas escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 - Crítica e interpretação | - |
Título: dc.title | O tema da homossexualidade em Foucault : convite à resistência à homofobia presente dentro dos muros da escola | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: