O tema da homossexualidade em Foucault : convite à resistência à homofobia presente dentro dos muros da escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCapello, Maria Adriana Camargo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorHassler, Marcio Luis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:43:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:43:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51166-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51166-
Descrição: dc.descriptionProfª Orientadora: Maria Adriana Camargo Capello-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Compreender o sentido da educação, o papel da escola e da prática pedagógica e as suas relações com a sociedade e com as demandas sociais se faz necessário e fundamental nos dias atuais, sobretudo preocupando-se com as diversidades, e neste âmbito, com a questão da homossexualidade. Ensinar e aprender são processos que exigem e resultam em uma grande interação entre todos os atores do processo ensino-aprendizagem: o aluno, o professor e a própria escola, onde todos merecem e devem ser respeitados. É necessária a defesa de uma educação multicultural, tendo a escola enquanto instituição, uma importância fundamental mediante seu papel na sociedade atual, refletindo e educando a respeito das situações que possivelmente levam a situações de discriminação e preconceitos, bem como levantar discussões e conscientização para combater tais atitudes. Dessa forma, o território conceitual da filosofia, com o seu legado de ser um dos pilares de sustentação e desenvolvimento da civilização ocidental deve ter o compromisso de zelar pela formação cidadã, que deve, sobretudo, perpassar pelo respeito aos Direitos Humanos, entre eles, o direito de cada um de assumir a sua orientação sexual.-
Formato: dc.format52 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectHomofobia nas escolas-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade e educação-
Palavras-chave: dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984 - Crítica e interpretação-
Título: dc.titleO tema da homossexualidade em Foucault : convite à resistência à homofobia presente dentro dos muros da escola-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.