Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brito, Gláucia da Silva, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:06:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:06:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51151 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51151 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Drª. Glaucia da Silva Brito | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação a Distância | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As pessoas vêm tentando melhorar sua formação profissional, porém poucas cidades tem a disposição cursos de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado). Com a finalidade de formar recursos humanos de excelência (mestrado, doutorado e pósdoutorado) e o desenvolvimento de pesquisa em Engenharia e Ciência dos Materiais o programa de pós-graduação em engenharia e ciência dos materiais - PIPE - da Universidade Federal do Paraná, qualifica profissionais nas áreas de concentração do programa para atender a demanda regional e nacional. Para atender os objetivos do programa alguns docentes estruturaram um projeto que utiliza algumas ferramentas disponíveis da Educação a Distância, dessa forma conseguem abranger uma quantidade maior de alunos que moram em cidades distantes da sede do PIPE, em Curitiba-PR. Este trabalho mostra as iniciativas dos professores do PIPE, além de suas dificuldades enfrentadas para a implementação dessas ferramentas e possibilidades para a expansão dos cursos ofertados. A presente pesquisa foi desenvolvida com alunos do PIPE no qual foram realizadas investigações das ações realizadas até o momento e as possibilidades e desafios das atividades que se pretende realizar. Este é um estudo exploratório, de forma quantitativa e qualitativa. O questionário foi enviado para 21 alunos de doutorado e 60 alunos de mestrado, que corresponde aos alunos ingressantes a partir do segundo semestre de 2011, no qual se iniciaram as aulas transmitidas por videoconferência além da utilização do Moodle para auxiliar na distribuição do material das aulas e parte da avaliação. A maior parte dos alunos provem do curso de Física (30,3% dos participantes) em seguida tem-se os cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Química (12,1%). O principal fator motivacional para realizar o curso foi a Atualização profissional e Necessidade de titulação. Em relação às expectativas, dificuldades e pontos positivos do processo de ensino aprendizagem utilizando ferramentas da EaD, a análise indica para uma possível eficácia no processo de ensino e aprendizagem. Dentre as dificuldades apresentadas a mais destacada pelos alunos foi a dificuldade na interação com colegas/professores. Com este estudo fica evidente a necessidade da Universidade analisar a possibilidade de implantação desse método de ensino, visto sua eficiência perante a opinião dos alunos. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (29 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pos-graduação - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Análise da parceria entre educação presencial e EaD no curso de pós-graduação (stricto sensu) em Engenharia de Materiais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: