Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Ângela Scalabrin, 1976- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | - |
Autor(es): dc.creator | Bially, Marizangela dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:43:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:43:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51135 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51135 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ângela Maria Scalabrin Coutinho | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A proposta desta pesquisa é analisar o documento "Ressignificar a ação educação educativa com as crianças pequenas" da Rede Municipal de Educação de Curitiba, na perspectiva de problematizar a lógica de organização, a orientação conceitual que levou a Secretaria Municipal a elaborar o documento e a sua recepção no contexto de um Centro Municipal de Educação Infantil, bem como as suas contribuições. O objetivo específico é analisar e compreender como isto se deu na prática direta do CMEI, como os profissionais receberam este documento e esta formação, como foi o movimento de reestruturar a rotina para que a unidade se adequasse as novas propostas. Perceber se na prática tal reestruturação vem sendo viável, se está acontecendo, seus pontos positivos e os que merecem atenção. A metodologia utilizada tem como base o estudo de campo com entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica, análise de dados e conclusões. Para realizar a análise dos dados, subdividi as entrevistas em oito categorias de análise, as mesmas referem-se: ao surgimento do texto, conhecimento do documento, participação na sua elaboração, desenvolvimento da proposta, tempo de espera pela criança, acompanhamento e avaliação, aspectos positivos e aspectos que merecem atenção. Este estudo trouxe algumas reflexões pertinentes em relação as ações construídas com significados que provém de uma descoberta interna de cada unidade, um olhar para si, este, partindo da própria equipe. | - |
Formato: dc.format | 74 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Título: dc.title | A rotina na educação infantil : análise de uma experiência em curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: