
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Regiane Regina, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Márcio Rogério de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:36:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:36:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51125 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51125 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.ª Dr.ª Regiane Regina Ribeiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação a Distância | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A educação à distância vem se tornando um método de aprendizagem com amplo crescimento, onde o trabalho conjunto de alunos, professores e tutores, com todos os recursos físicos e tecnológicos à disposição de cada um deles torna a produção de conhecimento mais dinâmica. Uma das grandes vantagens da EaD, no que tange a produção de conhecimento, é em relação ao aluno pesquisar livremente sobre os assuntos abordados, e ter a liberdade de expressar seu entendimento, cabendo aos tutores e professores orientar sobre qual direção a pesquisa deve tomar, e, dessa forma, adquirindo conhecimentos em conjunto com os alunos. Embora não exista um "modelo" universal de EaD, que possa ser aplicado a qualquer situação de aprendizagem à distância, existe sim um resultado a ser alcançado, com qualidade, o qual ocorrerá pelo trabalho conjunto do aluno, professor / tutor. O professor / tutor auxiliará o aluno a chegar ao objeto do conhecimento (os conceitos a serem construídos) e o aluno, por sua vez, colaborará com o projeto de pesquisa, seguindo as orientações propostas por seu professor / tutor. A importância do comprometimento de cada um dos sujeitos no processo de ensino e aprendizagem, bem como, da interação entre eles é de fundamental importância para o sucesso do Programa de EaD. A UFPR, uma das primeiras Instituições Federais de Ensino Superior a ofertar essa modalidade de ensino, possui cursos de Graduação, Especialização e Aperfeiçoamento coordenados pela CIPEAD e ofertados pelas Unidades Gestoras dos Programas. O presente projeto, o qual se caracteriza como uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico do problema de pesquisa demonstra a possibilidade de viabilização da implantação da disciplina de Controladoria do Curso de Especialização em Contabilidade e Finanças na modalidade de EAD. Para tanto, através das metodologias de pesquisa e dos conhecimentos obtidos no Curso de Especialização em EaD, buscará analisar o conteúdo programático da disciplina ofertada na modalidade presencial, e, transformar a oferta da Disciplina de Controladoria também à distância. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Distance education is becoming a method of learning with ample growth, where the joint work of students, teachers and tutors, with all the physical and technological resources available to each one of them makes the production of dynamic knowledge. One of the great advantages of distance learning, with respect to knowledge production, is in relation to the student search freely on the subjects covered, and have the freedom to express their understanding, being tutors and teachers guidance on what direction research should take, and thus acquiring knowledge together with students. Although there is no "model" universal DL, which can be applied to any situation of distance learning, there is rather a result to be achieved, with quality, which will occur by joint work of the student, teacher / tutor. The teacher / tutor will help the student to reach the object of knowledge (concepts to be built) and the student, in turn, collaborate with the research project, following the guidelines suggested by your teacher / tutor. The importance of the commitment of each of the subjects in the process of teaching and learning, as well as the interaction between them is crucial for the success of the distance education program. The UFPR, one of the first Federal Institutions of Higher Education to offer this type of education, has courses Undergraduate, Specialization and Improvement coordinated by CIPEAD and offered by the Programme Management Units. This project, which is characterized as an exploratory research with literature research problem, demonstrates the possibility of enabling the deployment of the discipline of the Comptroller of the Specialization Course in Accounting and Finance in the form of EAD. To this end, through research methodologies and knowledge obtained in the course of expertise in distance education, seek to analyze the syllabus of the course offered in the classroom mode, and turn the supply of Discipline Comptroller also distance. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (44 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pos-graduação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Especialização | - |
| Título: dc.title | Curso de especialização em Contabilidade e Finanças : viabilidade da disciplina de Controladoria na modalidade de EAD | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: