Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Agranionih, Neila Tonin, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | - |
Autor(es): dc.creator | Paixão, Lucilene Guimarães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:26:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:26:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51115 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51115 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Neila Tonin Agranionih | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O contexto desta pesquisa é a formação e capacitação de professores e o conhecimento matemático na Educação Infantil. Tem como objetivo investigar o processo de formação e capacitação dos professores atuantes na Educação Infantil para o trabalho com o Conhecimento Matemático na Prefeitura Municipal de Curitiba a partir do ano de 2004. Apresenta reflexões de teóricos importantes sobre a Educação Infantil e as especificações de legislações vigentes, como a Constituição Federal de 1988, Lei nº. 9.394/96, Lei 11.738/08, Resolução nº 2, de 28 de maio de 2009, Lei Nº 10190/2001 e Lei Complementar 103/2004. Aborda o percurso histórico da Educação Infantil que, de assistencialista e filantrópica, nos dias atuais é entendida como um espaço privilegiado de desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos. Também aborda de forma mais ampla a educação, a práxis pedagógica, a formação de professores e a matemática no contexto da Educação Infantil. É uma pesquisa diagnóstica de abordagem qualitativa, realizada através de levantamentos de dados e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos envolvidos foram: a Secretaria Municipal de Educação (SME), através dos pedagogos da Educação Infantil atuantes no Departamento de Educação Infantil; a coordenadora da Capacitação de Professores da Educação Infantil; as equipes de pedagogos da Educação Infantil de quatro Núcleos Regionais de Educação distintos. Esta pesquisa permitiu evidenciar que o modelo de formação/capacitação ofertado pela secretaria Municipal de Educação trabalha com focos formativos anuais,o que não foi considerado como um aspecto positivo pelos participantes, uma vez que o tema de um determinado ano não é mais tratado nos anos seguintes, o que distancia o processo de formação das reais necessidades dos professores. Evidenciou também que o processo de formação/capacitação está muito centrado em leituras de texto e não tem como foco a prática propriamente dita, o que foi considerado outro aspecto pouco positivo pelos entrevistados. Embora esse modelo de formação tenha iniciado em 2004, o Conhecimento Matemático somente foi foco de estudos nos anos de 2011/2012. | - |
Formato: dc.format | [98] p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Ensino fundamental | - |
Título: dc.title | A formação/capacitação de professores e o trabalho com o conhecimento matemático no município de Curitiba-PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: