Critérios e procedimentos na organização da demanda por educação infantil no município de Almirante Tamandaré

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Gizele de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorGraciano, Luciane Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:54:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:54:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51114-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51114-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Gizele de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho se insere no campo da temática da política e organização da educação, mais especificamente sobre a relação entre demanda e oferta na Educação Infantil. A justificativa para a realização deste estudo vincula-se a questão do direito à educação para as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses na instituição de educação infantil como direito consagrado na Constituição Federal de 1988, ratificado no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8069/90), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/96) e demais legislações complementares. Diante disso, cabe interrogar-se quanto aos critérios e procedimentos da relação entre demanda e oferta na educação infantil no município de Almirante Tamandaré. Tendo como objetivo analisar as estratégias de organização que a rede pública de educação de Almirante Tamandaré vem desenvolvendo para atender a demanda por educação infantil. Foi examinada a organização da demanda da educação infantil no ensino público do município. Identificado e analisado os critérios e procedimentos orientados para a matrícula das crianças nas instituições de educação infantil (CMEI’s). Foi também realizada uma pesquisa documental sobre demanda e oferta da educação infantil em Almirante Tamandaré, relativa às normas e orientações provenientes da Secretaria Municipal de Educação, do Setor da Educação Infantil e das instituições de educação infantil (CMEI’s). Foram realizadas e analisadas entrevistas com diretores das 16 instituições municipais de educação infantil e com a responsável pelas matrículas do departamento de educação infantil acerca dos procedimentos e práticas de levantamento da demanda e efetivação da matrícula para as crianças de 0 a 5 anos. A pesquisa demonstrou que os respondentes assumem a Normativa do município como orientação para efetivar as matrículas das crianças nos CMEI’s, todavia observou-se um conjunto de procedimentos específicos adotados pelas instituições que variam entre si. Mais da metade dos entrevistados expressou uma compreensão "assistencialista" da função da educação infantil e das matrículas das crianças nos estabelecimentos.-
Formato: dc.format44 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Título: dc.titleCritérios e procedimentos na organização da demanda por educação infantil no município de Almirante Tamandaré-
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