Saberes e práticas docentes em torno do letramento e da alfabetização na educação infantil

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Autor(es): dc.contributorKnoblauch, Adriane, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorLago, Juliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:32:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:32:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51097-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51097-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Adriane Knoblauch-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A presente pesquisa teve como principal questionamento investigar a compreensão de alfabetização e letramento das professoras e educadoras da Educação Infantil e como esta concepção se reflete na prática. Com o intuito de tentar encontrar respostas, de refletir e analisar a questão acima mencionada, iniciei esta pesquisa com o objetivo de investigar questões que envolvem o processo de alfabetização na Educação Infantil, precisamente, o ensino da leitura e escrita para crianças de 3 meses a 5 anos. O foco foi a análise das relações existentes entre teoria estudada na formação inicial e continuada, concepções de alfabetização e letramento e práticas de professoras e educadoras, ou seja, a relação existente entre teoria X prática desenvolvida por profissionais que atuam na educação infantil. A pesquisa de campo envolveu 5 professoras e 18 educadoras integrantes de um Centro Municipal de Educação Infantil, da rede Municipal de Curitiba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para a qual foram utilizados questionários, entrevista semiestruturada, leitura de planejamentos, bem como observação da prática docente e registros fotográficos. Para elucidar tais questões buscou-se o referencial teórico do campo da educação infantil e o letramento. A análise de dados revelou alguns aspectos da relação que se estabelece entre o que aprenderam na formação inicial sobre alfabetização e letramento e a prática de sala de aula. No entanto também fica evidente a existência de uma fragmentação entre a teoria e a prática.-
Formato: dc.format84 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Título: dc.titleSaberes e práticas docentes em torno do letramento e da alfabetização na educação infantil-
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