
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Knoblauch, Adriane, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | - |
| Autor(es): dc.creator | Lago, Juliana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:32:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:32:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51097 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51097 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Adriane Knoblauch | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A presente pesquisa teve como principal questionamento investigar a compreensão de alfabetização e letramento das professoras e educadoras da Educação Infantil e como esta concepção se reflete na prática. Com o intuito de tentar encontrar respostas, de refletir e analisar a questão acima mencionada, iniciei esta pesquisa com o objetivo de investigar questões que envolvem o processo de alfabetização na Educação Infantil, precisamente, o ensino da leitura e escrita para crianças de 3 meses a 5 anos. O foco foi a análise das relações existentes entre teoria estudada na formação inicial e continuada, concepções de alfabetização e letramento e práticas de professoras e educadoras, ou seja, a relação existente entre teoria X prática desenvolvida por profissionais que atuam na educação infantil. A pesquisa de campo envolveu 5 professoras e 18 educadoras integrantes de um Centro Municipal de Educação Infantil, da rede Municipal de Curitiba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para a qual foram utilizados questionários, entrevista semiestruturada, leitura de planejamentos, bem como observação da prática docente e registros fotográficos. Para elucidar tais questões buscou-se o referencial teórico do campo da educação infantil e o letramento. A análise de dados revelou alguns aspectos da relação que se estabelece entre o que aprenderam na formação inicial sobre alfabetização e letramento e a prática de sala de aula. No entanto também fica evidente a existência de uma fragmentação entre a teoria e a prática. | - |
| Formato: dc.format | 84 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
| Título: dc.title | Saberes e práticas docentes em torno do letramento e da alfabetização na educação infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: