Abordagens para o ensino de filosofia a partir da obra de Foucault : Vigiar e punir

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Wilson de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorMachado, Luana Eduarda de Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:09:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:09:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51024-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.º Ms. Wilson de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo revela as abordagens para o ensino de Filosofia a partir da obra de Foucault: Vigiar e Punir. A pesquisa buscou promover a reflexão acerca do conceito de disciplina para a apresentação e trabalho no Ensino médio. Para a análise dos dados seguiu-se as ideias de Guido; Gallo; e Kohan (2013). Também buscou-se apoio teórico nos estudos de Foucault (2009), Chaui (2010), Alves (2002), Araújo (2009), Candiotto (2014), Habermas (1987), Rouanet (1997), Branco (2015), Pires (1999) e Carvalho (2013), entre outros. Foram analisadas ainda as normatizações para o ensino de Filosofia no Ensino Médio através da contextualização de várias abordagens para o ensino da disciplina. Enfim, o tema foi escolhido em função da relevância do autor, considerado à frente de seu tempo. O presente estudo apresenta uma das possíveis alternativas para o ensino de Filosofia no Ensino Médio.-
Formato: dc.format35 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984 - Filosofia-
Título: dc.titleAbordagens para o ensino de filosofia a partir da obra de Foucault : Vigiar e punir-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.