Contribuições Kantianas para o ensino de filosofia no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Aline da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorBatista, Leonardo Erzinger Varela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:37:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:37:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51021-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Aline Dias-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho trás um enfoque sobre a contribuição do filósofo Emmanuel Kant especificamente no seu texto "Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento?" Apesar de escrito em 1773, ainda é um texto atual e nos convida a reflexão no âmbito pessoal tanto quanto no social. Diante disso, trabalharei o tema do esclarecimento tendo como ponto de partida a realidade dos alunos do ensino médio e farei uma reflexão sobre as contribuições que Kant pode oferecer com suas ideias a respeito da educação. Aplicarei e atualizarei o texto sobre o Esclarecimento para o contexto e realidade dos alunos de Filosofia do Ensino Médio. Trabalharei essa questão analisando o contexto, as condições e os empecilhos que fazem parte da vida do aluno. O trabalho foca primeiramente Kant e a educação seguido por sua influência no ensino da filosofia no ensino médio. Demonstrarei de que modo seu pensamento pode contribuir na formação dos alunos e explicando como a filosofia pode exercer um papel importante na vida dos alunos possibilitando um conhecimento mais profundo sobre o mundo e sobre si mesmos. A inclusão do pensamento kantiano em um contexto atual assim como caminhos e pistas que podem ajudar a filosofia no ensino médio a se consolidar como uma disciplina chave no processo acadêmico do aluno também são colocadas.-
Formato: dc.format33 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804-
Título: dc.titleContribuições Kantianas para o ensino de filosofia no ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.