Alfabetização e letramento na educação infantil : uma reflexão sobre a prática educativa em dois centros municipais de educação infantil

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Autor(es): dc.contributorKnoblauch, Adriane, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorSouza, Valdinéa Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:31:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:31:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51016-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51016-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Adriane Knoblauch-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A presente pesquisa aborda o tema Alfabetização e Letramento na Educação Infantil: uma reflexão sobre a prática educativa em dois Centros Municipais de Educação Infantil ( CMEIs ) do município de Colombo no Paraná. Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre o papel do professor na produção escrita da criança de Educação Infantil conceituando alfabetização e letramento e discutindo práticas pedagógicas voltadas à linguagem oral e a linguagem escrita tendo como base teórica os autores: BAPTISTA (2010); BRITTO (2005); SOARES (2004; 2011; 2012); FERREIRO (2011); TFOUNI (2006); KRAMER (2001) e os documentos elaborados pelo Ministério da Educação - MEC (BRASIL 1998; 2006; 2009; 2010). O foco da pesquisa foi as práticas pedagógicas dos profissionais da Educação Infantil voltadas para a linguagem oral e escrita. Os dados foram coletados a partir de observações, entrevista e questionários. Os profissionais foram observados no ano letivo de 2012 em visitas periódicas. Após análise dos dados, observa-se que o trabalho com a linguagem escrita tem a intenção de domínio do código escrito e de sua transcrição, que as práticas pedagógicas desenvolvidas em ambos os CMEIs são, na sua maioria, de aspectos mecânicos da alfabetização desprovidos do letramento e desconsideram os eixos norteadores da Educação Infantil: as interações e as brincadeiras.-
Formato: dc.format54 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Título: dc.titleAlfabetização e letramento na educação infantil : uma reflexão sobre a prática educativa em dois centros municipais de educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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