Sentidos e significados da brincadeira na educação infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Ana Lúcia Martins de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorRigoni, Tanay-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:15:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:15:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/51015-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51015-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ana Lúcia Martins de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A pesquisa que culminou com a escrita desta monografia foi realizada em um Centro Municipal de Educação infantil (CMEI) localizado na região metropolitana de Curitiba, PR. A intenção deste trabalho é trazer a legislação vigente, a proposta pedagógica e os aportes teóricos para dialogar com as práticas de brincadeiras desenvolvidas junto às crianças da instituição, repensando encaminhamentos, provocando mudanças quando necessário e assim identificado pelo corpo docente. O presente estudo foi problematizado a partir da seguinte questão: que lugar a brincadeira ocupa na educação infantil nos documentos/textos orientadores, nas concepções da área e, especificamente, na prática das professoras do CMEI? A metodologia empregada é a pesquisa de abordagem qualitativa, com análise de documentos produzidos pelos sujeitos pesquisados – planejamento e registro da reflexão da prática – e questionário aplicado pela pesquisadora, com uma orientação de Pesquisa-ação. A escrita se estrutura em dois capítulos. No primeiro a intenção é discutir os sentidos da brincadeira na educação infantil – dialogando com os documentos oficiais – e abordar as produções científicas no campo da educação infantil, que tenham como foco os diferentes lugares do brincar. No segundo capítulo o objetivo se volta para a busca de respostas para a seguinte questão: por onde anda a brincadeira? Neste momento o trabalho se direciona para os documentos e para a prática de organização dos tempos e espaços na instituição pesquisada. O escopo desse segundo capítulo é promover uma reflexão sobre o brincar na educação infantil por meio da formação continuada, tomando como ponto de partida as concepções e experiências das educadoras e análise das atividades desenvolvidas na instituição.-
Formato: dc.format83 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras-
Título: dc.titleSentidos e significados da brincadeira na educação infantil-
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