Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Machado, Alexandre Noronha, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Laís Bastos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:19:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:19:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/51014 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/51014 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Alexandre N. Machado | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Com a finalidade de contribuir para a qualidade do ensino de filosofia no ensino médio através da recomendação do uso dos textos filosóficos em sala de aula, esta pesquisa propõe, primeiramente, apresentar uma concepção de filosofia como criadora de conceitos e sua especificidade no ensino, a atividade do pensamento, levando-se em consideração as habilidades e competências almejadas pela inserção da disciplina no ensino médio, conforme postulam os documentos que fundamentam a educação básica. Em seguida, pretende-se defender a importância do uso do texto filosófico para a produção conceitual dos estudantes e apontar procedimentos didáticos que permitam desenvolvê-la. Por fim, analisar quais são as possibilidades de o emprego do texto filosófico proporcionar a experiência do filosofar ativo dos estudantes. Este estudo fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes e Orientações Curriculares para o Ensino Médio e nas contribuições teóricas de autores cujas pesquisas versam sobre o ensino de filosofia, como Armijos, Aspis, Cerletti, Favaretto, Gallo, Guido, Kohan, entre outros. | - |
Formato: dc.format | 34 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textos - Interpretação | - |
Título: dc.title | O texto filosófico como possibilidade de experiência do filosofar ativo aos estudantes do ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: